sábado, 8 de outubro de 2011

O Preço da Inovação


Evoluir é necessário. Inovações sempre são bem vindas. Mas inovar também pode ser um problema para uma empresa. Nesta terça, a Apple apresentou seu novo iPhone, o 4S. O produto é uma evolução do iPhone 4, com novo processador (o mesmo do iPad 2), que o torna até sete vezes mais rápido, câmera melhorada e um novo sistema de reconhecimento de voz.

Design do iPhone 4S é igual ao do iPhone 4.
Mas, mesmo o 4S sendo consideravelmente superior ao 4, a reação do público foi de decepção. Por quê?
A Apple, nos últimos anos, se consolidou como uma companhia inovadora. Cada produto novo busca quebrar um paradigma. E as constantes novidades, como iPod, iPhones e iPads deixaram o público “mal acostumado”. Quando a Apple convidou a imprensa para uma coletiva denominada “vamos falar de iPhone”, todos esperava o novíssimo e revolucionário iPhone 5. E como este não veio, a frustração do público ofuscou a apresentação do novo produto.

Tim Cook, no papel de CEO pela primeira vez.
O iPhone 4S pode não ser o esperado 5, mas é uma boa máquina. E, por mais que a Apple seja uma empresa inovadora, não me parece lógico, do ponto de vista comercial, lançar o 5 agora, somente 15 meses depois do lançamento do 4. O custo de desenvolvimento de um produto do porte do iPhone 4 é elevado, e a Apple pode – e deve – lucrar o máximo possível com esta tecnologia antes de partir para a próxima, que com certeza já está em desenvolvimento. A estratégia de mudar a tecnologia em um momento e evolui-la no seguinte é bastante comum no mundo da produção, pois mantém o produto competitivo enquanto possibilita maiores ganhos para a empresa.

Por hora, sem grandes inovações como a da projeção acima.
A estratégia comercial da Apple provou altos e baixos esta semana: a empresa entrou, pela primeira vez, na lista das dez marcas mais valiosas do mundo, segundo a consultoria Interbrand. Conforme a lista, a Apple foi a empresa que mais se valorizou entre 2010 e 2011. Ontem, porém, logo após o anúncio do 4S, as ações da empresa caíram 3%.
Uma vez que se estabelece um padrão, o desafio é manter o nível. Talvez este seja o principal legado e desafio deixado por Jobs para Apple: a constância. E o 4S, apesar de momentaneamente marginalizado e de ter sido apresentado por Tim Cook, provavelmente é o último Apple de Steve Jobs, que perdeu sua luta contra o câncer esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...