quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A vida nos Haréns


 O Harém que povoa nossas mentes ocidentais com odaliscas, sensualidade e mistérios é muito diferente das fantasiosas mil e uma noites . Diz-se que o célebre sultão de Cambaia, no Oriente, chegou a ter nos seus vastos domínios perto de 1500 odaliscas, das quais teve mais de 1.000 filhos e cerca de 3.200 netos.



Primitivamente, na Turquia, chamavam-se odaliscas às escravas que serviam às esposas do sultão. No harém turco, séculos mais tarde, odalisca era a mulher destinada aos prazeres do sultão, que a adquiria por alto preço.

O recrutamento dessas mulheres era feito entre as escravas mais belas do país. Orgulhavam-se os sultões de possuir, nos seus haréns, essas jóias humanas .

A palavra odalisca é de origem turca: formou-se de ödalyk de öda , cujo significado é alcova, sala intima.
Harém, em árabe pronuncía-se Raranm que significa: protegido, proibido, não permitido.
No harém existiam camadas de poder conseguidos pelas mulheres a duras penas através de quatro graus hierárquicos.

A mãe do chefe da casa ou sultão era a mulher de mais poder, todas as kadins (esposas) lhe deviam obediência, a primeira esposa é chamada de Hatun (grande Dama) ou se fosse casado com um sultão seria uma haseki sultana, a segunda era denominada durrah, e as outras são odaliscas, representam a última classe do harém formadas por escravas e meninas compradas dos próprios pais que obedeciam as primeiras esposas e faziam o trabalho pesado.

As mulheres chegavam aos haréns como presentes ou alianças de interesses políticos e financeiros por volta de mais ou menos 7 anos , quando entravam na adolescência já eram especialistas na arte do bordado, da dança, da música e principalmente na arte da sedução servil, diferente das antigas hieródulas que viviam na mesma região a pelo menos 2000 anos atrás, senhoras do seu corpo e dos cultos a grande Deusa Mater, verdadeiras rainhas conscientes de sua feminilidade sagrada.

Ao penetrarmos num harém , deparamos com uma primeira porta, que já mostrava seu sentido de opressão, era chamada de umbral da morte. Havia um outra mais escondida, chamada umbral da felicidade ligada aos aposentos do sultão. Mais internamente encontramos pátios, salões , jardins de inverno, e o umbral da obediência e da servidão, recinto onde se encontravam os eunucos negros e as mulheres escravas e logo depois a torre da justiça.

Dentro dos haréns havia também o hammam (salas de banho), onde as mulheres se banhavam e eram massageadas e perfumadas com óleos aromáticos e afrodisíacos para encontrarem-se com o sultão.

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