Atual bicampeão inglês e europeu, o Manchester United Football Club é um dos clubes mais ricos do mundo, conseguindo lucrar mais de 50 milhões de euro por temporada (isso até antes da crise financeira). E que boa parte dessa verba não vem só das vendas de jogadores, cotas de patrocínio e de transmissões de TV. Existe uma estrutura profissional por trás disso. Acompanhe nas linhas abaixo uma análise sobre essa grande potência do futebol mundial.
O Manchester United está localizado na Sir Matt Busby Way, M16 0RA, bem próximo a estação de metrô Old Trafford, nome do bairro e de seu estádio. O campo do United foi erguido em 1910 e passou por muitas reformas ao longo dos anos. Hoje ele tem capacidade para 76 mil espectadores com todos os lugares numerados e com cadeiras, estacionamento, lanchonetes e banheiros limpos. É considerado padrão 5 estrelas pela UEFA, ou seja, um dos melhores do mundo em infra-estrutura. Mas antes de chegar ao estádio Old Trafford, o visitante que desembarca no aeroporto Ringway já observa propagandas do clube no interior do terminal e pelos arredores da cidade inglesa.
Um dos segredos e trunfos do Manchester United é saber vender o seu nome. O clube tem muitos torcedores na Europa, mas mira seus olhos para a Ásia e o Oriente Médio. O número de fãs, que consomem os produtos do clube nos países asiáticos, cresce a cada ano e rende ao clube milhares de libras esterlinas. A super loja de produtos do clube é uma tentação. Lá é possível comprar qualquer coisa com nome do Manchester United, de um simples isqueiro até uma maquete gigante do estádio do clube. O clube também tem uma parceria interessante com a Master Card, onde seus torcedores podem ter um cartão de crédito com o logo do clube.
O United também consegue atrair muitos turistas que chegam a Manchester. A cidade de 2,5 milhões de habitantes tem o clube de futebol como um dos pontos turísticos mais visitados. Os apaixonados por futebol podem pagar a taxa de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 35,00) para poder fazer um tour pelo estádio e pelo museu do clube. Diariamente centenas de visitantes percorrem os interiores do enorme estádio e as estantes do belo museu.
A estrutura que o Manchester United oferece para seus torcedores é de outro mundo, comparada com os clubes brasileiros. Além de todas as vantagens citadas acima, os torcedores são privilegiado pela construção do Old Trafford, pois de qualquer ângulo do estádio o espectador tem uma boa visão. O clube também respeita sua história e ídolos do passado. Uma ala do estádio é totalmente decorada em homenagem as vítimas do acidente aéreo de 1958, onde meio time morreu. Os jogadores do clube também contemplam luxos no Old Trafford, como um berçário para os filhos pequenos e uma tribuna especial apenas para familiares.
Os torcedores da equipe, conhecidos como Red Devils, sempre lotam o Old Trafford nos dias de jogos e com o dinheiro da bilheteria colocam mais dinheiro nas finanças do United. Através destes fatos não se tem dúvida como um clube pode ser organizado, bem administrado e competente no jogo do marketing e da publicidade. O Manchester United FC é um clube que passou por várias crises financeiras durante sua história, mas nunca se intimidou com elas. Um exemplo de competência para os clubes do futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer