sábado, 11 de fevereiro de 2012

'O Artista' e o fascínio dos anos 20


Cena de 'O Artista', de Michel Hazanavicius
Cena de 'O Artista', de Michel Hazanavicius

LUIZ CARLOS MERTEN - O Estado de S.Paulo

Michel Hazanavicius está, compreensivelmente, feliz da vida com o sucesso de O Artista, que estreia na sexta-feira. Ele conversa com o repórter pelo telefone. Está na Califórnia. Tem sido o mais difícil nas últimas semanas. Hazanavicius praticamente se mudou para os EUA. O Oscar implica uma campanha acirrada. Está longe dos filhos, eles lhe fazem falta, mas virão para a grande noite, para ver - tomara - a consagração de papai. Felizmente, a mulher - a atriz Bérénice Bejo, indicada para o Oscar de coadjuvante, está a seu lado. "Temos vivido juntos esta aventura e o que posso dizer é que tem fortalecido nossa relação."
Por que um filme mudo, sobre um astro decadente de Hollywood nos anos 1920? "A grande comédia de Hollywood foi minha porta de entrada para o cinema. E eu amava o que havia de dramático em Charles Chaplin, em Buster Keaton. Não sei dizer, exatamente, como o projeto se desenvolveu no meu imaginário. Mas, de repente, ele estava lá. Era uma coisa que me perseguia. Quando, finalmente, recebi o sinal verde, o roteiro saiu em menos de um mês, de tal forma ele já existia na minha mente."
Um filme sem diálogos - mas sonoro. O som é fundamental em O Artista. "Sabia desde o início que o som teria de ser muito sofisticado e ele foi elaborado com os melhores técnicos da França. Existem cenas que, mesmo não sendo dialogadas, dependem integralmente do som."
Na trama, Dujardin é o artista, um grande astro do silencioso. Com o som, sua carreira vai por água abaixo e a jovem que era uma figurante no filme dele vira uma estrela. Começa a decadência. Mas ela o ama. E o herói tem seu cachorrinho.
O cachorro é um personagem à parte. Inteligente, rouba as cenas e salva Dujardin, correndo atrás do guarda para pedir ajuda quando o herói necessita dela. Como Dujardin contracenou com ele? "É o mais maravilhoso do cinema. O cão é um cão. Pode ser treinado, mas tudo o que o espectador lhe atribui - inteligência, sensibilidade - é só uma projeção do público", diz Hazanavicius. Como o som, a fotografia é deslumbrante. O repórter evoca François Truffaut, que dizia que os filmes em preto e branco eram mais bonitos. "Entendo perfeitamente, mas a cor se impôs de tal maneira que o verdadeiro anacronismo de O Artista, para os exibidores e distribuidores, não era o cinema mudo, mas o PB. O pior é que, com raras exceções, a cor não tem hoje muita elaboração. Os filmes são coloridos, e pronto. Preto e branco virou sinônimo de arte e tem, necessariamente, de ser mais cuidado."


Apesar da repercussão em todo o mundo, O Artista não foi o maior sucesso da dupla Hazanavicius/Dujardin na França. Pelo menos dois filmes da série 0017 faturaram mais. O filme foi relançado depois das indicações para o Oscar. "Esperamos que, pelo menos, fique no patamar de 0017", diz o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...