Em 2 de fevereiro de 1977 chegava às lojas dos Estados Unidos o décimo álbum de estúdio do Pink Floyd, “Animals”, que foi bem-sucedido naquele país, atingindo a terceira posição na Billboard. Como seu antecessor – Wish You Were Here – o álbum é estremamente conceitual e aborda assuntos de cunho político-social em forma de críticas da Inglaterra dos anos 70, além de apresentar uma notável mudança no estilo musical do grupo.
Gravado em Britannia Row, estúdio da banda, em Londres, sua produção foi marcada pelos primeiros sinais de discórdia que, posteriormente, viriam culminar na saída do tecladista Richard Wright da banda. A capa do álbum, um porco flutuando entre duas chaminés da Usina Termelétrica de Battersea, foi desenvolvida pelo Baixista e letrista Roger Waters, junto com Storm Thorgerson e Hipgnosis, colaborador de longa data do grupo.
O álbum foi lançado com críticas positivas no Reino Unido, onde atingiu a segunda posição da parada musical local e, embora tivesse ficado apenas seis meses nas paradas norte-americanas, suas vendas estáveis lhe renderam uma certificação quádrupla de disco de platina, pela Associação da Indústria de Gravação da América.
Composto por apenas cinco canções, as pincipais todas com mais de dez minutos, comparam os humanos a cada uma das três espécies de animais: cães (Dogs), porcos (Pigs), ou carneiros (Sheep). Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas (com referências directas a Margaret Thatcher e a Mary Whitehouse). Os que não se enquadram nestas duas categorias são carneiros, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.
As três faixas centrais são “limitadas” por um par de canções de amor escritas por Waters para a sua mulher na época, Caroline: “Pigs on the Wing” partes 1 e 2. A mensagem destas duas músicas é de que enquanto duas pessoas se amarem, podem proteger-se dos males do mundo referidos nas três músicas do meio. Waters refere-se a si mesmo como sendo um cão na segunda parte da música.
FAIXAS:
Lado A
01. “Pigs On The Wing” (Part 1) (Waters) – 1:25
02. “Dogs” (Waters, Gilmour) – 17:08
Lado A
01. “Pigs On The Wing” (Part 1) (Waters) – 1:25
02. “Dogs” (Waters, Gilmour) – 17:08
Lado B
03. “Pigs (Three Different Ones)” (Waters) – 11:28
04. “Sheep” (Waters) – 10:20
05. “Pigs on the Wing (part 2)” (Waters) – 1:25
03. “Pigs (Three Different Ones)” (Waters) – 11:28
04. “Sheep” (Waters) – 10:20
05. “Pigs on the Wing (part 2)” (Waters) – 1:25
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer