Os maiores atletas do mundo, de cada esporte, com exceção do futebol, estarão em Londres. Os melhores são, especialmente nos esportes individuais, os mais pressionados, solitários e ambiciosos. A brasileira Fabiana Murer, a grande saltadora com vara, disse à Folha que usa o tédio, e acrescento, a tensão, antes das disputas, para saltar mais alto.
A Olimpíada, ao mesmo tempo em que desperta belos sentimentos, estimula os cidadãos, atletas ou não, crianças, adolescentes e adultos, a pensarem que só serão felizes se forem vencedores, mesmo em pequenas coisas do cotidiano. O mundo é cada dia mais competitivo. Perder é morrer.
Há anos, critico os simuladores, cai-cai, que tentam enganar o público, o adversário, o árbitro e o futebol. Neymar é mais um deles. Na vitória contra a Grã-Bretanha por 2 a 0, Neymar, em um mesmo lance, tentou enganar duas vezes.
A primeira, ao simular o pênalti, e a segunda, ao ficar no chão, imóvel, por um bom tempo, após perceber que o árbitro não foi na sua trapaça. Os simuladores, cai-cai, sempre existiram no futebol. Apenas são hoje mais numerosos.
Oscar, com seu futebol simples e eficiente, tem grande chance de ser destaque no Chelsea. Porém tenho dúvidas sobre se ele será um dos grandes jogadores do futebol mundial. Os ingleses, pelo valor pago, e muitos brasileiros, pelo oba-oba, já o tratam como um craque, definitivo, antes de ser.
Na Olimpíada de 1996, nos EUA, na véspera da estreia com o Japão, conversei, por um longo tempo, com Ernesto Santos, conhecido observador da seleção brasileira. Minha intenção não era apenas obter informações para meus comentários. Queria trocar ideias sobre futebol e aprender com ele. Admirava seu trabalho, desde as Copas do Mundo de 1958 e 1962.
Penso que técnicos e imprensa costumam dar muitas opiniões, informações, se fechar em grupos, mas conversam pouco sobre futebol. Muitos não escutam nem querem aprender. Acham que sabem tudo.
Ernesto Santos, depois de dar todas as informações para a comissão técnica, me mostrou os detalhes técnicos, táticos e estatísticos do time japonês. Milhares de setas cruzavam o papel, para mostrar a movimentação dos jogadores. Apesar das informações corretas, o Brasil jogou mal, Dida e Aldair se trombaram, e o Japão ganhou por 1 a 0.
Há, em uma partida, duas histórias paralelas. Uma, racional, ordenada, baseada em detalhadas informações e conhecimentos técnicos, e outra, imprevisível, ocasional. Um grande time é o capaz de impor sua história.
Tostão, médico e ex-jogador, é um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1970. Afastou-se dos campos devido ao agravamento de um problema de deslocamento da retina. Como comentarista esportivo, colaborou com a TV Bandeirantes e com a ESPN Brasil. Escreve às quartas e domingos na versão impressa de "Esporte".
![Gif Animado do Coringa Batendo Palmas](http://lh3.ggpht.com/_OY2OwsBYSNE/S-2bmc1o1GI/AAAAAAAAAWg/Yz85SY5KNDw/coringa.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer