quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quebrando o Tabu: discutindo a descriminalização da maconha






Assisti o documentário apresentado pelo ex-presidenteFernando Henrique Cardoso (já falamos aqui do trocadilho de FHC com o THC, substância psicoativo da Cannabis Sativa). É uma imagem diferente quando um Elder defende a bandeira sem ser um adepto do seu uso.



É um filme recheado de argumentos e pontos de vista para refletir  sobre o tema. A ideia central é que sua descriminalização é benéfica pois retiraria o viciado das mãos dos traficantes e o colocaria ao alcance do Estado. Ao mesmo tempo quebraria a estrutura das organizações criminosas ao formalizar a atividade altamente lucrativa, que é o beneficiamento e o tráfico de narcóticos.

Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global.




Só quem é burro que não muda de opinião diante de fatos novos. Eu não tinha consciência da gravidade e do que significava essa questão, naquela época como tenho hoje.
Fernando Henrique Cardoso. Sociólogo, Presidente do Brasil 1995 – 2002


Não se defende o uso da maconha, mas coloca em perspectiva o quanto seu uso pode ser considerado menos maléfico quando comparado com o uso de outras drogas lícitas e socialmente aceitas (como o álcool e o tabaco).

Pensar nela como uma guerra da sociedade é um pouco enganoso, como se houvesse alguma solução militar. E sabe que tenho experiência com isso, experiência pessoal. Tive um irmão que era viciado em cocaína, então conheço muito sobre isso.
Bill Clinton. Presidente dos Estados Unidos (1993 - 2001)


No filme se reconhece que não se sabe qual é a receita para tratar o problema do consumo fora dos tribunais, porém, experiências em vários países da Europa, especialmente a Holanda, trouxeram dados importantes sobre o que pode funcionar e o que não deve ser tentado.

Quem são os dependentes? Nossas crianças... Pessoas que amamos, pessoas que realmente queremos reabilitar.
Ruth Dreifuss. Presidente da Suíça (1999)


Mas o recado principal é que a Guerra contra as Drogas, já se mostrou uma estratégia perdida. É hora de repensar a política contra as drogas. Participação dos ex-presidentes norte-americanos Bill Cliton e do elder Jimmy Carter, entre outras autoridades e personalidades ligadas ao tema.



É difícil você largar de uma droga da qual você é dependente, isso é considerado uma doença, você não pode por na cadeia uma pessoa que tá doente. No futuro nós vamos olhar pra isso e dizer: “Olha que absurdo que eles faziam no passado, pegavam uma pessoa que usava droga e trancavam na cadeia”.
Drauzio Varella. Médico voluntário no Carandiru



Na Amazon (DVD):
Quebrando O Tabu (Fernando Grostein Andrade) - Fernando Henrique Cardoso/Bill Clinton/Jimmy Carter

fonte blog.brasil academico.
hommer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...