domingo, 20 de novembro de 2011

Crítica - O Garoto da Bicicleta

Quem nunca passou por uma rejeição? Se falarmos de rejeições amorosas então! A maioria de nós é capaz de enumerar várias delas. Só quem já passou por isso sabe a dor que se sente, talvez seja um dos sentimentos mais dolorosos. Mas essa dor está ligada à importância da pessoa que nos rejeitou. Rejeições amorosas doem, mas geralmente acabamos nos acostumando com a ideia, e cedo ou tarde já estamos amando outra pessoa. Porém, o que dizer da rejeição de um pai ou uma mãe? As pessoas das quais mais esperamos amor, especialmente se estamos falando de uma criança.

É muito difícil para um menino ou menina lidar com o fato de ter sido rejeitado pelos próprios pais, e cada um reage à sua maneira. Cyril (Thomas Doret), protagonista de O Garoto da Bicicleta, reagiu tornando-se um garoto agitado e briguento, que não aceitava de jeito nenhum sua rejeição. Seu pai o deixou em um orfanato dizendo que sua estadia lá duraria apenas um mês, enquanto pudesse arrumar algum dinheiro, mas vários meses depois o menino ainda não havia recebido um telefonema sequer. Já preocupado, Cyril foge e vai até sua antiga casa em busca de seu pai, e de sua querida bicicleta.

O garoto não encontra o que sua alma tanto almejava, mas durante a fuga acaba chamando a atenção de uma jovem, a cabeleireira Samantha (Cécile De France, de Além da Vida). Ela presencia o momento em queCyril é recuperado pelos responsáveis do orfanato e, por ouvir a conversa entre eles, acaba ficando a par da situação do menino. Dias depois, Samantha vai até o orfanato de Cyril levando sua antiga bicicleta e o garoto, surpreso, pede que a moça seja sua guardiã nos fins de semana. Assim começa a amizade entre eles, mas só depois de muitos reveses – e graças à força de vontade de Samantha – o amor dela irá começar a curar o pequeno coração do menino.

Aqui vale a observação de que o estreante Thomas Doret é um ótimo protagonista, mas o que realmente impressiona é a atuação de Cécile no papel da cabeleireira. A bela atriz de origem belga mostra uma qualidade incrível de atuação ao transmitir a coragem de Samantha para defender Cyril – coragem que faz falta em muitas mães biológicas. Ademais, o filme dos irmãos Dardenne é marcado pelo realismo dos personagens, todos bastante convincentes, e é um exemplo de como o amor é importante e transformador na vida das pessoas, principalmente na vida de uma criança.



O Garoto da Bicicleta (Le Gamin au Vélo) – 87 min 
Bélgica, França, Itália – 2011
Direção Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Egon Di Mateo

Estreia: 18 de novembro (Rio de Janeiro e São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...