É difícil prever como o Corinthians de Tite terminará 2013, mas é fácil descrever como será esse início da atual temporada para o treinador campeão da Libertadores e do Mundial: em céu de brigadeiro.
Ao contrário de vários colegas de profissão e até mesmo de anos anteriores de sua carreira, o comandante do Timão não tem motivos para quebrar a cabeça. Nem dentro nem fora de campo. O que já foi problema, não é mais. O que era ruim, agora é bom. O que estava errado, foi consertado. Notícias que não eram boas, agora são. Enfim, tudo azul...
A começar pela montagem da equipe. O Corinthians não apenas manteve a base, com a permanência dos principais homens, como se reforçou. E não por qualquer jogador. Os três pedidos de Tite à diretoria foram atendidos. O treinador queria Gil para a zaga, Renato Augusto para o meio e Pato para o ataque. E todos vieram. Na gíria do futebol, os planos “A” foram trazidos – em 2012, clube quis Montillo, veio Douglas.
Vale lembrar que, ao manter a base, outro problema passará longe das mãos de Tite: a parte tática. Até os torcedores mais alienados sabem que a equipe atua no 4-2-3-1. Quem está lá, já sabe. Quem chega agora, que são poucos, não deve ter tanta dificuldade para se enquadrar. É colocar em campo e desempenhar!
A manutenção da base campeã e a chegada do trio que estava na Europa foi possível pela situação financeira do clube. Isso, sem dúvida, é mais um motivo de tranquilidade para o treinador, que não precisará cobrar empenho de jogadores que estão sem receber salário ou premiação. Tudo está em dia no clube. Essa grana, aliás, que ajudou a segurar Paulinho, Ralf, entre outros.
Se já não bastasse tudo isso, ainda haverá tempo para entrosar os três reforços e preparar a equipe para os momentos mais decisivos do Paulista e o início da Libertadores. O Corinthians é o último brasileiro a estrear na competição sul-americana – dia 20 de fevereiro, contra o San José, na Bolívia. No Estadual, como classificam os oito melhores, é possível mesclar titulares e reservas para se manter numa posição tranquila, que dá vaga nas quartas de final – no ano passado, ficou em 1 na fase inicial e caiu no mata-mata.
Por fim, a sequência de títulos. Campeão da Libertadores e do Mundial, a confiança será a marca dessa equipe no início de ano. Além disso, a boa fase ainda fará com que o clima seja tranquilo, com apoio irrestrito da torcida, que não estará tão “pilhada” como em anos anteriores na Copa Libertadores. Sorria, Tite!
MOTIVOS QUE FAZEM TITE SORRIR
TEMPO DE PREPARAÇÃO
O Corinthians foi o último a sair de férias e seus principais jogadores voltarão apenas hoje, mas isso não preocupa. Primeiro pelo fato de classificarem oito na primeira fase do Paulista, o que dá tranquilidade de não ser necessário titulares em todos os jogos. E mais: será o último brasileiro a estrear na Libertadores, dia 20 de fevereiro, na Bolívia.
PARTE TÁTICA
Com esquema definido há muito tempo, o treinador não precisará quebrar a cabeça. Até o torcedor corintiano mais “alienado” sabe que seu time atua no sistema 4-2-3-1.
REFORÇOS TIPO ‘A’
O treinador pediu três jogadores e a diretoria trouxe os três (Gil, Renato Augusto e Pato). Plano B? Pra quê?
ELENCO FORTE
Se quiser montar uma equipe no Paulistão e outra na Libertadores, o comandante do Timão conseguirá. Não faltarão jogadores para isso.
CONFIANÇA LÁ EM CIMA
Jogador costuma dizer que, quando está confiante, rende mais. Esse será o caso dos corintianos, que vêem dos dois títulos mais importantes.
APOIO DAS ARQUIBANCADAS
Mais de 75 mil ingressos vendidos para a Libertadores, arquibancadas esgotadas nos três jogos do Paulista. Enfim, empolgação e apoio dos torcedores não faltarão para equipe.
SALÁRIOS E PREMIAÇÕES
O mês do Corinthians teve 30 dias em 2012 e, pela situação financeira do clube, continuará assim em 2013. Receber salário e premiações em dia é combustível dentro do elenco.
MÉDICOS SEM TRABALHO
Apesar de Cássio e Guerrero, que inspiram cuidado, maioria está bem
JÁ NOS RIVAIS...
Gilson Kleina/Palmeiras
Treinador do rival Palmeiras está cada dia mais irritado com a falta de reforços e a situação financeira.
Ney Franco/São Paulo
Apesar do elenco qualificado, a falta de tempo de preparação para a Libertadores tira o sono no SPFC.
Muricy/Santos
A irritação pela falta de reforços já foi maior, mas ausência na Libertadores-13 incomoda o santista.
INÍCIO DO TIMÃO NOS ÚLTIMOS ANOS...
2008
Rebaixado e sem dinheiro. Um dos piores inícios de ano da sua história.
2009
Timão inicia o ano com a “bomba” Ronaldo, mas sob desconfiança total.
2010
Campeão paulista e da Copa do Brasil, inicia com expectativa do Centenário.
2011
Depois de cair na Libertadores, perder a final do Paulista e deixar o Flu passar no Brasileiro, inicia o ano sob pressão, que piora com revés para o Tolima.
2012
Campeão brasileiro, inicia o ano com a expectativa e a pressão tradicionais de ganhar a primeira Libertadores.
BATE-BOLA
Julio Cesar, camisa 1 do Timão, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava
‘Todos vão querer nos vencer’
Como foi sair de férias como campeão do Mundial de Clubes?
As férias de 2011 tinham sido boas, pelo campeonato brasileiro. Mas esse ano de 2012 foi especial, nasceram meus dois filhos, campeão da Libertadores e Mundial. Eu não pude viajar por causa das minhas crianças, mas aproveitei bastante. Você sai na rua e o pessoal reconhece. Eu, como torcedor, fico cada vez mais contente. O torcedor está feliz com nosso time.
O elenco do Corinthians é o mais forte de todo futebol brasileiro?
Está se tornando, porque o grupo está certo, é um time bom, mas ainda tem espaço para bons jogadores. A equipe está se reforçando cada vez mais e está certo de ser assim, o ano é longo. Qualquer peça que sair saberemos que terá reposição de qualidade. Fica o problema para o Tite escalar todos.
É o time a ser batido em 2013?
Até começar a Libertadores, sem dúvida, o Corinthians será o time da vez, que todo mundo vai quer ganhar, pois quem fizer isso estará ganhando do atual campeão mundial e da Libertadores. Quem não quer vencer esse time?
DE DENTRO DO CLUBE
Rodrigo Vessoni, repórter do Núcleo Corinthians
'Cravar um repeteco é difícil, mas há chance"
"Corinthians foi campeão invicto da Libertadores e campeão do mundo em 2012. Um feito tão significante e importante que é difícil imaginar que seja possível um repeteco nessas proporções em 2013. A dificuldade de se repetir é imensa, muita coisa que terá que acontecer para mais esses dois canecos. Difícil? Muito. Mas não impossível. Houve planejamento para isso. As perspectivas são as melhores possíveis. A ansiedade e confiança dos corintianos são bastante compreensíveis. Não é coisa de torcedor, é a realidade."
Fonte: Lancenet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer