terça-feira, 13 de março de 2012

CICLOATIVISMO Do entusiasmo à ferocidade


 
Sob o título “Patrulha da bicicleta”, a ombudsman da Folha de S. Paulo, Suzana Singer, analisa a participação de cicloativistas em redes sociais. Escreve: “Chama a atenção a ferocidade do grupo. Parece pecado criticar ciclistas”.
Trata-se de manifestações que mostram um deslizamento do entusiasmo para a ferocidade.
Ferocidade que parece confirmada pela placa colocada na Avenida Paulista antes da esquina da Pamplona, onde foi atropelada e morta, no dia 2/3, a bióloga Juliana Dias.
Depois de relatar outros casos de ativismo feito com o fígado, Singer conclui:
“É ótimo que exista vigilância sobre a grande mídia e que todos tenham espaço para protestar, mas cobranças extremadas pouco contribuem. Leitores-sem-causa dificilmente se melindram com exemplos como esses. Pode soar duro, mas é impossível fazer jornalismo sem algum potencial ofensivo”.
Será que o potencial ofensivo é inerente ao jornalismo ou as contradições e os conflitos são deste mundo, que o jornalismo ao mesmo tempo reflete e molda (para melhor e para pior, cada um escolha a ordem que lhe parecer mais fiel à realidade)?
Leia aqui o texto completo da ombudsman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...