sábado, 17 de novembro de 2012

Números de um futebol conectado


Dia após dia o brasileiro se conecta cada vez mais. Recentemente, o país alcançou os 90 milhões de internautas, 48% da população total. As redes sociais refletem a situação ­– dos175 milhões de usuários do Twitter, 33,3 milhões são brasileiros, enquanto que do 1 bilhão (quase metade dos internautas do mundo, que são 2,405 bilhões) de usuários doFacebook, 61 milhões são daqui. Nas duas principais redes sociais da atualidade, o país é o segundo maior em número de pessoas, atrás dos Estados Unidos em ambas. Ao conhecer estes números, nenhuma marca ou instituição pode se dar ao luxo de ignorar taltecnologia e “mundo”. O futebol já percebeu isso e investe na conexão e interatividade. Hoje, a Painel Esportivo revela, cruza e analisa dados sobre os clubes brasileiros na internet.

O futebol na era das redes sociais

Há tempos que um grande time não se limita ao seu bairro, cidade ou estado. Ele desperta o interesse e emoção de torcedores de todo o país. Depois da cobertura esportiva, com o rádio e televisão, e agora internet, as redes sociais criaram mais um espaço de aproximação na relação torcedor-clube. Tal relevância levou o site português Futebol Finance a criar o Futebol Facebook Index, levantamento com os 100 clubes que mais têm fãs na rede social mais usada no mundo. Somados, alcançam 239 milhões de pessoas, ou seja, 10% dos usuários de internet do planeta. A seguir a tabela geral do levantamento:

Fonte: Futebol Finance - Dados até 10/11/2012
Entre os 100, os 12 grandes brasileiros estão presentes, mas sem nenhum apelo mundial na rede ainda. Abaixo segue uma tabela somente com os brasileiros, capturada no Olhar Crônico Esportivo:


A colocação dos brasileiros está diretamente ligada ao tamanho das torcidas dos clubes. A diferença entre as duas maiores do país (155 mil fãs) é explicada com as conquistas recentes e planos de marketing do Corinthians. O engajamento da fiel torcida se reflete no número de sócios torcedores, que já chegou a 103 mil. Efeito que não se aplica ao Inter, que como a torcida mais associada do continente, com 106 mil, não possui o engajamento na internet. Consequentemente, as marcas mais valiosas e fortes do mundo do futebol são as que traduzem isso nos números na rede de Zuckerberg: Barcelona, Real Madrid e Manchester United.

Cenário parecido acontece no twitter. Na rede social dos microblogs, os clubes que contam com mais seguidores são @realmadrid, com 6.172.130 seguidores, @FCBarcelona_es com seus 3.477.645 e a surpresa fica por conta do @Arsenal, que tem 1.953.734 – saindo do sexto para o terceiro lugar em relação ao face. No entanto, ao se tratar de Brasil há ainda mais surpresas. Confira no ranking a seguir (levantamento de Caio Cidrini com dados até 15/11/2012):

@Sitecorinthians 1.238.946 seguidores
@CR_Flamengo 948.677 seguidores
@SaoPauloFC 774.187 seguidores
@SitePalmeiras 528.046 seguidores
@santosfc 387.893 seguidores
@gremiooficial 376.376 seguidores
@crvascodagama 199.952 seguidores
@sportrecife 127.868 seguidores
@ecbahia_oficial 122.078 seguidores
10º@SCInternacional 115.191 seguidores
11º@OficialFlu 85.372 seguidores
12º@BotafogoOficial 74.588 seguidores
13º@sitedogalo 59.895 seguidores

* O Cruzeiro tem sua conta oficial hackeada desde 2011 e aposta só no face

Além das confirmações das tendências expostas no facebook, os números de seguidores nos revelam um Sport e Bahia com força no twitter. Não há argumentos para se explicar tal fato, já que eles não aparecem na lista dos "curtidos". Talvez seja um perfil de consumo regional, no qual vemos o uso do twitter cair gradativamente (infelizmente e pelo menos no Rio de Janeiro). 

Outro fato que vale a pena ser ressaltado é a força do Santos na internet. Se no número de torcedores, a equipe da Vila ocupa um nono lugar (veja a pesquisa sobre os tamanhos das torcidas da Pluri Consultoria deste ano aqui) no país, ela surge como quinta força na rede. É um efeito Neymar que causa frisson entre garotas, adolescentes e amantes do bom futebol que favorece a marca do Peixe na internet.

De fato, não se pode confundir mundo virtual com real. Estes números são um recorte do cenário do mundo da bola. Porém, a internet já é mais do que uma realidade na vida das sociedades. Apesar da falta de regulamentação, a informação, as relações pessoais, alguns processos e até o futebol já navegam por essas ondas. Um clube forte e auto-suficiente já não se faz apenas com sócios bairristas e títulos. É necessário a conexão com os milhares de torcedores e simpatizantes. É necessária a interação para que cada um se sinta mais parte do clube que escolheu. Acima de tudo, é preciso se adaptar e usar o que o avanço tecnológico é capaz de oferecer de bom.

http://www.aquestaoeofutebol.com/2012/11/numeros-de-um-futebol-conectado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...