sábado, 17 de novembro de 2012

Há exatos dez anos, o Palmeiras perdia para o Vitória e era rebaixado no Brasileirão



Daniel Batista - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Dia 17 de novembro de 2002. Um dia que nenhum torcedor palmeirense gostaria que tivesse existido. O Palmeiras enfrentava o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador, com a obrigação de vencer para escapar do maior vexame de sua história: o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. No fim do jogo, 4 a 3 para os baianos e o maior vencedor do futebol nacional até então se tornava um time de segunda divisão. Por incrível ironia do destino, o Palmeiras vai a campo neste domingo para evitar que a história se repita. O adversário será mais um rubro-negro, desta vez, o carioca.
Naquele 17 de novembro de 2002, bastava apenas o Palmeiras vencer seu jogo para escapar e mandar o Paraná para a Série B do Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Levir Culpi lutou e conseguiu empatar o jogo duas vezes, mas levou dois gols em 15 minutos, foi derrotado e acabou em 24º lugar, com 27 pontos. Com o Palmeiras caíram também a Portuguesa (27 pontos), o Gama (25) e o Botafogo (25).
O jogo começou agitado. Logo aos cinco minutos, Aristzábal cruzou da direita, Allan Dellon apareceu entre os zagueiros e cabeceou para o chão. O goleiro Sérgio foi na bola, mas não conseguiu fazer a defesa. O Vitória abria o placar. Mas nem deu tempo dos palmeirense se abalarem. Dois minutos depois, Arce cobrou falta, a zaga do Vitória se atrapalhou e deixou a bola livre para Flávio empatar.
A partida continuou igual, com os dois times criando oportunidades de gols, até que aos 27, Zé Roberto fez bonita jogada individual, driblou Alexandre e Arce e foi derrubado pelo volante Paulo Assunção dentro da área. Aristzábal cobrou o pênalti no canto direito e colocou a equipe baiana na frente novamente.
O primeiro tempo acabou com a derrota do Palmeiras, resultado que rebaixaria o time para a Série B. Por isso, o Palmeiras  voltou com tudo na etapa final e logo aos cinco minutos, mesmo com um erro do árbitro Wilson de Souza Mendonça, o time empatou. Leonardo Moura foi derrubado em cima da linha da grande área, mas o arbitrou marcou apenas falta. Arce tocou para Nenê, que pegou bem na bola e deixou tudo igual novamente: 2 a 2.
Até que a partir dos 30 minutos começou a tragédia. O zagueiro Alexandre falhou feio e ao tentar cortar um cruzamento da direita, desviou de cabeça para os pés de Zé Roberto, que sem dificuldades fez o terceiro do Vitória. Cinco minutos depois, Aristzábal acertou uma bomba, Sérgio fez grande defesa e no rebote André Neles mandou para as redes e decretou a queda do time paulista.
Aos 43 minutos, com os palmeirenses já chorando em campo, o goleiro Jean derrubou César dentro da área. Pênalti para o Palmeiras. Arce cobrou e descontou, mas já era tarde. Pela primeira vez em sua história, o Palmeiras era rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...