sexta-feira, 21 de setembro de 2012

11 mitos, que muitos acreditam, completamente detonados



Nós retransmitimos diariamente diversos fatos inconscientes de que muitos deles podem ser mentira. Abaixo você poderá constatar que muitos são, na realidade, inverdades transmitidas através do boca-a-boca ou pela cultura popular.
Porque nós fazemos isso? Porque confiamos em nossas fontes, mesmo antes de pensar de onde elas tiraram suas seus “fatos”, ou simplesmente porque dá muito trabalho investigar certas verdades. É é mais fácil deixá-las nas mãos dos “especialistas”.
11. PÓLVORA
A crença comum de que a pólvora, mesmo tendo sido uma invenção chinesa, foi usada na guerra primeiramente pelos europeus é um engano. Os chineses usaram lança-chamas e flechas com pólvora para propósitos militares desde 900 d. C.


10. THE DARK SIDE OF THE MOON
O lado escuro da Lua não existe. Toda a sua superfície da lua é iluminada pelo sol durante aproximadamente metade do tempo. Quando os catedráticos no assunto mencionam “escuro” ou “obscuro” querem significar “desconhecido”, já que é sempre a mesma face da lua que vemos da Terra.
Talvez o termo mais preciso seria “o lado distante da lua”.
9. ESTAÇÕES DO ANO
As estações do ano não ocorrem por causa da maior ou menor proximidade da Terra com o Sol durante a translação. As estações são causadas por causa da natureza inclinada do eixo da Terra. Durante o inverno os dias são mais curtos, portanto recebem menos luz solar do que no verão.
Outro fator importante é o ângulo de incidência da luz solar que, no verão, é de 90o ao meio dia. A maior parte da luz penetra na atmosfera terrestre, aquecendo bem mais do que no inverno, quando grande parte da luz é refratada nas camadas externas da atmosfera para fora do planeta. Os trópicos não têm muita variação de temperatura, pois recebem luz solar constantemente em um ângulo próximo dos 90o.
8. CRISTÓVÃO COLOMBO
As dificuldades para Cristóvão Colombo conseguir patrocínio para suas viagens não foi foram causadas pelo fato dos Europeus da época pensarem que a Terra era plana. Marinheiros e navegadores já sabiam que a Terra era esférica, mas (corretamente) não concordavam com as estimativas de Colombo sobre a distância até a Índia.
Mesmo que as Américas não existissem e Colombo pudesse continuar navegando até a Índia ele ficaria sem suprimentos antes de chegar ao seu destino, mesmo ignorando a ameaça de motim que ele estava sofrendo. Os intelectuais sabiam que a Terra era redonda desde a Grécia antiga.
7. CHÁ
O chá verdadeiro (incluindo o chá verde, preto e branco) vem de uma única planta a Camelia sinensis.
“Chás” de ervas como o mate, menta, camomila, etc. não contém chá e devem ser chamados de infusão.
6. COMIDA COM BEBIDA
Quando cozinhamos com bebidas alcoólicas o álcool não evapora completamente. A quantidade restante depende do método usado para o preparo do alimento.
5. NAPOLEÃO
Napoleão Bonaparte não era baixinho como se costuma pensar. Ele media 1,69m e era um pouco mais alto do que a média dos homens franceses na época.
A confusão possivelmente proveio de alguns fatores, um deles pode ser o fato das medidas de pés e polegadas na França não coincidirem com as medidas modernas que tem o mesmo nome. Outro fator é que seu apelido “le petit caporal” faz com que as pessoas que não falam francês interpretem “petit” como “pequeno”, mas na realidade é um termo carinhoso que reflete a camaradagem de Napoleão com os soldados rasos.
4. INFLUÊNCIA DA LUA CHEIA
Foi cientificamente constatado por dezenas de estudos que as fases da lua não influenciam a data de nascimento de bebês. A interferência magnética da Lua nos indivíduos é de valor desprezível, o que é diferente para o oceano, que é uma única gigantesca massa água.
A lua também não influencia o crescimento de cabelos ou unhas. Mas foi constatada uma taxa levemente maior de acidentes, crimes e ferimentos em noites de lua cheia, devido à atividade noturna ser bem mais intensa quando a lua cheia ilumina a noite.
3. BURACO NEGRO
Buracos negros não agem como um ralo cósmico sugando tudo o que esteja à sua volta. Na realidade a atração gravitacional de um buraco negro é praticamente a mesma que a da estrela que lhe deu origem. Caso o nosso Sol se transformasse instantaneamente em um buraco negro a Terra permaneceria na mesma órbita. Mas devida à natureza explosiva da formação de buracos negros eles têm uma atração gravitacional um pouco mais fraca do que sua estrela original de acordo com a equivalência de massa/energia, tendo um puxão gravitacional um pouco mais fraco.
2. FASES DA LUA X ECLIPSE
As fases lunares não são causadas pela sombra da Terra na Lua (mas os eclipses são). Na realidade a Nós vemos a Lua sendo iluminada pelo Sol em ângulos diferentes.
1. VÁCUO SIDERAL
O corpo humano pode sobreviver ao inóspito vácuo espacial desprotegido, apesar das visões populares na ficção científica. O tecido humano se expande para aproximadamente o dobro do tamanho nestas condições, dando o efeito visual de uma pessoa musculosa ao invés de um balão inflado. A consciência é mantida por cerca de 15 segundos até que os efeitos da privação de oxigênio se estabelecem.
Não há congelamento instantâneo já que o calor deve ser perdido através de irradiação térmica ou evaporação de líquidos. O sangue não ferve, pois se mantém pressurizado no corpo. O maior risco, na realidade, é segurar a respiração antes da exposição ao vácuo, pois a descompressão explosiva subseqüente pode ferir os pulmões. Estes efeitos foram confirmados através de vários acidentes em grande altitude, no espaço sideral e treino em câmaras de vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...