sexta-feira, 6 de julho de 2012

Caminho do bi mundial: Corinthians estreia no dia 12/12 em Toyota


Na primeira competição oficial com uso de tecnologia, equipe brasileira poderá enfrentar o Chelsea 'duas vezes'


Símbolo do Mundial da Fifa de 2012 (Foto: Fifa.com)Símbolo do Mundial de 2012 (Foto: Fifa.com)
Com o título inédito da Taça Libertadores, o Corinthians agora lutará para conquistar o planeta pela segunda vez. O Timão é o quarto clube garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre os dias 6 e 16 de dezembro no Japão. Além da equipe brasileira, que fará sua estreia no dia 12 em Toyota, estão classificados Monterrey, do México, Auckland City, da Nova Zelândia, e Chelsea, da Inglaterra. Em 2013 e 2014, o torneio será disputado no Marrocos.
O Mundial terá uma novidade: será a primeira competição oficial em que será utilizada a tecnologia no futebol. Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, os membros da International Board aprovaram por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações 2013, no Brasil.
O principal adversário do Timão na busca pelo título será o Chelsea, que disputará a competição pela primeira vez. Entretanto, antes da oportunidade de enfrentar os ingleses na decisão, o Alvinegro poderá jogar contra um outro Chelsea, o de Gana, que luta para vencer a Liga dos Campeões da África e carimbar o passaporte para a Terra do sol nascente.
CONFIRA A TABELA DO MUNDIAL 2012
DATACIDADEJOGO
6/12YokohamaCampeão japonês x Auckland City
9/12ToyotaQuartas de final (Jogo 1): Campeão japonês/Auckland City x representante da África, Ásia ou Concacaf (será definido em sorteio)
9/12ToyotaQuartas de final (Jogo 2): Haverá um sorteio entre representantes da África, Ásia e Concacaf para definir as duas equipes que se enfrentarão
12/12ToyotaDisputa pelo 5º lugar
12/12ToyotaSemifinais: Corinthians x vencedor do Jogo 1
13/12YokohamaSemifinais: Chelsea x vencedor do Jogo 2
16/12YokohamaDisputa pelo terceiro lugar
16/12YokohamaFinal
O Japão recebeu as edições da Copa Intercontinental entre 1980 e 2004. Com a criação do Mundial de Clubes da Fifa, o país sediou a competição entre 2005 e 2008, ano em que a Fifa decidiu transferir a disputa para os Emirados Árabes no biênio 2009-2010. Em 2011, os japoneses voltaram a ser a sede por mais dois anos. O primeiro Mundial com a tutela da Fifa foi em 2000, no Brasil, e traz boas lembranças para o Corinthians: título em cima do Vasco, no Maracanã. Para o Timão, a edição 2012 é uma oportunidade de calar os rivais, que sempre tratam o Mundial de 2000 com desdém, já que foi um teste da Fifa, que a competição a segundo plano até 2005, quando começou a ser disputada com regularidade.
No ano passado, o Barcelona conquistou a taça na final contra o Santos, em Yokohama. A edição do ano passado também teve jogos na cidade de Toyota. Para 2012, a Fifa estudou a possibilidade de levar partidas para Sendai, um dos locais mais atingidos pelo terremoto que abalou o país no ano passado, mas ficou decidido que as sedes do ano passado serão mantidas (sem Tóquio).
Os campeões da América do Sul e da Europa sempre entram nas semifinais, mas seus rivais são definidos por sorteio (o campeão do Japão, país-sede, abrirá o torneio contra o Auckland City). O sorteio das partidas do Mundial de 2011 aconteceu em novembro e colocou no caminho do Santos o vencedor do confronto entre Concacaf (Monterrey) e o vencedor do jogo de abertura (Kashiwa Reysol).
Américas Central e do Norte
Escudo do Monterrey (Foto: Divulgação)
Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey foi o primeiro clube a garantir vaga no Mundial de Clubes. Os mexicanos participarão da competição pela segunda vez consecutiva. No ano passado, a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Kashiwa Reysol, que se classificou por ter sido o campeão japonês.
Na fase de mata-mata da Liga dos Campeões local, o Monterrey não teve tranquilidade, enfrentando apenas equipes mexicanas das oitavas até a decisão. A caminhada teve quatro vitórias, um empate e uma derrota, no jogo de volta da final contra o Santos Laguna - venceu a ida por 2 a 0 e perdeu a volta por 2 a 1.
O time tem dois destaques: o meia argentino Neri Cardozo e o atacante chileno Humberto Suazo. Cria do Boca Juniors, Cardozo já possui um invejável currículo de títulos aos 25 anos. Com o clube xeneize ganhou uma Taça Libertadores, duas Copas Sul-Americanas, três Recopas Sul-Americanas e três Campeonatos Argentinos. No Monterrey é bicampeão continental e campeão mexicano.
Suazo é a referência no ataque do Monterrey e na seleção chilena, onde conseguiu ser artilheiro das eliminatórias para a Copa de 2010. A última competição com "La Roja" foi a Copa América do ano passado, em que marcou apenas um gol.
Neri Cardozo em ação com o Montgerrey (Foto: Divulgação)Argentino Neri Cardozo festeja gol do Monterrey (Foto: Divulgação)
Oceania
Escudo do Auckland City (Foto: Divulgação)
O representante do continente será o clube mais experiente em Mundiais. O Auckland City, da Nova Zelândia, disputará a competição pela quarta vez (esteve presente em 2006, 2009 e 2011). Apesar de serem amadores, os neozelandeses contam com uma base espanhola. Há, além do treinador Ramon Tribulietx, quatro jogadores do país europeu e três das Américas do Sul e Central no elenco.
A presença constante do Auckland em mundiais se deve muito à ausência de equipes australianas na Liga dos Campeões da Oceania. A Federação Australiana decidiu "trocar de continente" em 2006, transferindo-se para a Federação Asiática para ter mais chances de classificar a seleção para as Copas do Mundo - o representante da Oceania precisa jogar a repescagem contra o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas. Nas três participações do time neozelandês em Mundiais de Clubes, houve duas eliminações na fase preliminar (jogos contra o representante do país-sede), e um quinto lugar, em 2009.
Como era de se esperar, não houve imprevistos na classificação para o Mundial de 2012. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, que teve apenas oito equipes e duas fases (a de grupos e a final), foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. A primeira posição do Grupo B levou os neozelandeses para a decisão contra o Tefana, da Polinésia Francesa. No agregado, 3 a 1 para o Auckland.
Emiliano Tade, argentino do Auckland City (Foto: Shane Wenzlick / Divulgação )Emiliano Tade, argentino do Auckland City (Foto: Shane Wenzlick / Divulgação )
Europa
Escudo do Chelsea (Foto: Divulgação)
O Chelsea jogará o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. A equipe inglesa esteve perto de conseguir a vaga em 2008, mas perdeu a final da Liga dos Campeões para o Manchester United em uma dramática decisão por pênaltis (o zagueiro John Terry teve a cobrança do título, mas falhou e permitiu a reação do rival).
Na temporada 2011/2012, o time londrino teve uma campanha irregular, mas conseguir manter-se firme na Liga dos Campeões, até conseguir feitos como superar o Barcelona nas semifinais, e o Bayern de Munique na decisão jogando na casa da equipe alemã. No Campeonato Inglês, o time foi o sexto colocado, ficando fora da zona de classificação para a Champions pela primeira vez nos últimos dez anos.
Os Blues costumam realizar grandes contratações, mas por enquanto, mesmo com o Mundial, poucos reforços foram confirmados. Os meias Hazard, ex-Lille, e Marin, ex-Werder Bremen, são as novidades até o momento. O Chelsea perdeu a referência no ataque, o atacante Drogba, que transferiu-se para o Shanghai Shenhua, da China, mas aposta no renascimento do espanhol Fernando Torres (artilheiro da Eurocopa). A defesa também estará mais forte. Além do capitão John Terry, há o brasileiro David Luiz e Gary Cahill, que jogou a Euro com o English Team.
O meia brasileiro Ramires é o destaque do time. Com a ótima participação na conquista do título europeu, o brasuca deverá ganhar maior protagonismo a partir da próxima temporada.
ramires chelsea x barcelona (Foto: Reuters)Ramires virou um dos líderes do Chelsea na inédita conquista da Champions (Foto: Reuters)
Japão
O representante do país-sede será o vencedor da atual edição do Campeonato Japonês. Faltando 18 rodadas para o fim, o Vegalta Sendai lidera com 32 pontos, dois a mais que o Sanfrecce Hiroshima e cinco a mais que Júbilo Iwata, o atual campeão Kashiwa Reysol e o Urawa Red Diamonds.
Entre os 18 clubes da Primeira Divisão, apenas dois não contam com pelo menos um jogador brasileiro em suas fileiras. Entre os cinco que estão no topo, o Vegalta, que já foi treinado por Joel Santana, conta com o meia-atacante Deyvid Sacconi, ex-Palmeiras. O Júbilo tem o meia Rodrigo Souto (ex-Vasco, Santos e São Paulo) , o Kashiwa os meias Jorge Wagner (ex-São Paulo e Inter) e Leandro Domingues, e o Urawa tem no elenco Popó e Marcio Richardes.
Deyvid Sacconi  (Foto: Divulgação)Deyvid Sacconi tenta levar o Vegalta ao Mundial de clubes no Japão (Foto: Divulgação)
Ásia
No continente asiático, o campeão da Liga dos Campeões da Ásia se classifica para o Mundial. A competição encontra-se nas quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta entre os meses de setembro e outubro. As semifinais ocorrerão no fim de outubro e a decisão será realizada no dia 9 ou no dia 10 de novembro em jogo único. O local da partida será determinado em sorteio.
Os confrontos já estão definidos: atual campeão chinês, o Guangzhou Evergrande, do meia argentino Conca e dos brasileiros Muriqui, Cléo e Paulão, enfrentará o Al Ittihad, que terminou a última temporada do Campeonato Saudita na quinta posição. Quem levar a melhor, enfrentará o vencedor do duelo entre o vice-campeão saudita Al Ahli, do atacante Victor Simões (ex-Botafogo e Flamengo), e o atual campeão iraniano Sepahan, que conta com os brasucas Fábio Januário e Bruno Correa.
Na outra chave, ocorrerá um enfrentamento "ocidental". Os australianos do Adelaide United, do experiente lateral Cássio (ex-Flamengo), jogará contra o Bunyodkor, do Uzbequistão, que fazia parte da União Soviética. O clube uzbeque chegou a viver uma fase boa financeiramente, tendo Felipão como treinador e Rivaldo como jogador. Atual vice-campeão asiático e sul-coreano, o Ulsan Hyundai enfrentará o Al Hilal, que ficou na terceira posição do Campeonato Saudita.
O artilheiro da Liga dos Campeões da Ásia é o atacante Ricardo Oliveira, do Al Jazira, dos Emirados Árabes. O clube já foi eliminado, mas com 12 gols marcados, o brasileiro dificilmente será alcançado. Com cinco gols cada, Conca, Victor Simões, Leandro Domingues e Bruno Correa dividem a vice-artilharia com outros dois jogadores. 
victor simões (Foto: Divulgação)Pantera Victor Simões é o destaque do Al Ahli (Foto: Divulgação)
África
A Liga dos Campeões da África está na fase de grupos, que será iniciada neste sábado. Há apenas dois grupos com quatro equipes e os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. No Grupo A estão Espérance, que disputou o último Mundial, e Étoile du Sahel, ambos da Tunísia, além de Sunshine Stars, da Nigéria, e Chlef, da Algéria.
No Grupo B há um candidato que poderá proporcionar uma disputa curiosa no Mundial: Chelsea contra... Chelsea! O Berekum Chelsea, de Gana, foi inspirado no tradicional clube inglês, mas não terá vida fácil. Os favoritos do grupo são o Mazembe, que eliminou o Internacional nas semifinais do Mundial de 2010, e os egípcios do Al Ahly, que foi terceiro lugar do Mundial de 2006, perdendo justamente para o Inter de Porto Alegre nas semis. Há uma outra equipe do Egito na disputa, o Zamalek.
As semifinais da Champions africana acontecerão entre os dias 5 e 21 de outubro, e as finais (ida e volta) ocorrerão entre os dias 2 e 11 de novembro.
Afful comemora gol do Esperance  (Foto: AFP)Afful foi o autor do gol da classificação do Espérance para o Mundial do ano passado (Foto: AFP)http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2012/07/caminho-do-bi-mundial-corinthians-estreia-no-dia-1212-em-toyota.htm
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...