quarta-feira, 16 de maio de 2012

A cobra vai fumar




Antero Greco - O Estado de S.Paulo
Os Estaduais acabaram no domingo, serviram para aquecer o ambiente e já fazem parte do passado. A roda-viva do futebol gira com rapidez e, três dias depois de festas e lamentações paroquiais, aponta para a Taça Libertadores e para a Copa do Brasil. As duas competições entram em fase de altíssima combustão, sem contar que no final de semana tem também a largada do Brasileiro. O calendário de 2012 na terra do Mundial de 2014 agora começa pra valer.
Logo de cara o que mais chama a atenção é o clássico doméstico que Vasco e Corinthians fazem esta noite, em São Januário, pelo torneio continental. Os dois confrontos valem vaga na semifinal, mas por tabela funcionarão como tira-teima do campeonato nacional do ano passado. As duas equipes chegaram à rodada final como as únicas em condições de levantar a taça. Saiu-se melhor a paulista, em sua quinta conquista, contra as quatro do rival carioca.
Há semelhanças entre ambas - uma delas se concentra na capacidade de decidir com jogadores experientes. O Corinthians tem o quarteto Danilo, Alex, Jorge Henrique e Emerson, fora os imprescindíveis Ralf e Paulinho. O Vasco rebate com Felipe, Juninho Pernambucano, Diego Souza, Carlos Alberto. Com Éder Luís e Alecsandro a correr por fora. O alvinegro de cá tem um sistema defensivo mais regular do que o de lá, que se ressente da ausência de Dedé.
A diferença pode ocorrer justamente no equilíbrio entre os setores dos times. Nesse quesito, o Corinthians está melhor. Não é de hoje que se dá bem porque defende com eficiência e vai ao contragolpe com objetiva simplicidade. A solidez do campeão brasileiro em determinados momentos é tão intensa que torna o jogo dele "feio", sovina no ataque. São comuns as vitórias por 1 a 0, 2 a 1 e outros placares magrinhos. O Vasco é mais improviso, explosão, no que isso comporta de aspecto positivo.
Arriscado fazer prognóstico quando se topam adversários conhecidos. Mas a balança, no momento, pende mais para o Corinthians. O Vasco tem consciência de que a primeira parte, hoje à noite, determinará o rumo da disputa, e sente mais a responsabilidade pelo resultado. Grande jogo. Pena que se fale em clima de guerra entre torcidas, ou melhor, entre as gangues do submundo do futebol.
Os outros dois brasileiros entram em campo amanhã e trombam com argentinos. O Fluminense mais uma vez testa nervos contra o Boca Juniors, o implacável demolidor dos nossos clubes nos anos 2000. Fred e Deco são baixas, detalhes suficientes para considerar empate bom resultado de fato e não apenas outro lugar-comum. O Santos visita o Vélez Sarsfield, menos charmoso do que o Boca, mas não menos letal. Não é por nada, não, porém boto fé e tanto em Neymar, Ganso & Cia.
Duelos enroscados não faltarão nas quartas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras, que às vezes me faz lembrar do Exército de Brancaleone, tem outro paranaense pela frente (o Atlético). O São Paulo, com Paulo Miranda de volta, recebe o Goiás. O time de Leão, após a reação contra a Ponte, tem pinta de que pode chegar à final. Vitória x Coritiba não tem favorito. Interessante Bahia x Grêmio.
Por isso, amigos, recorro a imagem antiga e que muitos conhecem: a cobra vai fumar. Se você, assim como eu, um dia participou da São Silvestre mirim (era da Record), vai gostar do Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta. O autor Alberto Villas, com muita gabarito e tarimba, recupera palavras e expressões que já estiveram na moda. O livro é um estouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...