domingo, 29 de abril de 2012

Você sabia que em Curitiba se come carne de onça?



Sim, é verdade. Um dos principais quitutes da baixa gastronomia curitibana é justamente a carne de onça. Mas antes que os mais desavisados achem que os cidadãos da cidade que é conhecida como Capital Ecológica andam saboreando animais em extinção, explico que a famosa "comida de boteco"  é na verdade um exótico tipo de canapé, feito com pão preto e carne moída crua (carne bovina, of course)
Porque foi chamado de carne de onça não se sabe ao certo, mas contam os antigos sábios gourmets  curitibanos que a iguaria, que é muito consumida há mais de 50 anos nos bares da cidade, foi criada por imigrantes do leste europeu e o nome deriva de "bafo de onça", devido ao hálito forte que fica na boca após seu consumo.

Servida em diversas versões, ela aparece mais simples nos botecos e mais sofisticada em locais mais refinados, como uma releitura do Hackepetter alemão ou do Steak Tartar francês. Estes dois últimos são elaborados misturando-se a carne crua com os temperos e adicionando Conhaque. 


receita que segue é a que eu faço e normalmente recebo muitos elogios:


Ingredientes:

Pão preto (preferencialmente broa úmida de centeio)
Carne moída (preferencialmente patinho ou coxão mole passado 3 vezes no moedor)
Limão
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino branca
Cebolete e cebolinha verde
Mostarda amarela e escura

Modo de preparo:

Em uma tigela de porcelana, tempere a carne com o sal, a pimenta do reino e limão a gosto, amassando suavemente com um garfo.
Em um prato, disponha as fatias de pão preto, regue generosamente com azeite e coloque a carne temperada por cima, sem esmagar e cubra toda a superfície da fatia, usando sempre um garfo, o ideal é deixar a camada de carne com a mesma espessura da fatia do pão. Regue novamente com mais azeite e cubra com cebolete e cebolinha verde (use muito).
Sirva acompanhada com potinhos de mostarda amarela e escura.




Read more: http://gente-estranha.blogspot.com/2012/04/voce-sabia-que-em-curitiba-se-come.html#ixzz1s7qRFC7r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...