sexta-feira, 23 de março de 2012

Só se aprende sobre vinhos bebendo


Meu nome é Eduardo Starling, faço um monte de coisas fora meu trabalho como administrador (remo, batucada, mergulho, etc) e nas horas boas não dispenso uma boa cerveja ou um bom vinho. Aí vocês podem estar pensando, de onde tiraram esse cara pra falar de vinho por aqui e o que ele tem pra nos dizer? Justamente daí que começo a trocar ideia com vocês.

Vinho? O que é isso?

Cara em dúvida olhando taça de vinho
Créditos: Massimiliano Ranuio
Até uns 7 anos atrás tudo o que eu sabia de vinho era: “na Argentina o bom é o Malbec e no Chile o bom é o Carmenere”. Chegava na seção de vinhos de um supermercado e aquilo tudo era grego pra mim. Pensei muito em fazer um curso de sommelier, e existem ótimas opções por aí, dentre elas destaco o da Bergut e o da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Mas graças a uma iniciativa da ABS que entrei de cabeça na enofilia.

Uvas, Vitivinicultura, dentre outras coisas

Garota seminua com vinho e uvas
Uvas... Hmmmmm
Créditos: John Dunnigan
Nos cursos da ABS, os alunos aprendem a origem da vitivinicultura, os principais tipos de uvas, as principais técnicas de produção e, é claro, provam vários vinhos. E ao final dos cursos (em especial o de harmonização), estimulam que as pessoas montem pequenos grupos de degustação que chamam comumente de ‘Confraria’.
Lógico que estimulam também cada confraria a contratar um sommelier da associação para conduzir o processo, mas nada impede que os grupos se formem por afinidade.

Montagem da Confraria

E foi nessa que eu entrei: um grande amigo (da empresa onde trabalho), já versado em vários cursos de degustação e harmonização, resolveu montar uma confraria com o pessoal do escritório que curtia vinho.
O grupo se encontra 1 vez por mês, e cada encontro tem algum tema a ser explorado: vinhos do cone sul, vinhos do velho mundo etc. No encontro, cada confrade leva um vinho diferente dentro do tema, abrem-se todos e há a troca de experiências. Se possível, cada um pesquisa as origens do vinho que levou, e divide com os demais confrades.
Taça de vinho com muitas uvas
Vamos iniciar os trabalhos
Créditos: Elena Kolesneva
Assim, todo mundo aprende um pouco. No processo, convidamos também algumas produtoras e distribuidoras nacionais (destaque para a Miolo), de onde tivemos ótimas palestras e algumas vantagens para aquisição de rótulos.

Finalizando

Lógico que fazer um curso de degustação / harmonização é uma ótima forma de aprender mais sobre os vinhos, mas eu ressalto que a melhor forma de aprender MESMO é bebendo. Aprende-se sobre vinho e expande suas amizades. Coisa que os bebedores de leite com certeza não fazem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...