A Lua é o astro mais próximo da Terra. Sem a Lua, seria impossível existir vida por aqui. Ela foi formada, como é do conhecimento de todos, pela colisão do planeta Terra com seu gêmeo. Colisão esta que deu à Terra um tamanho maior, criando um campo gravitacional mais forte que conseguisse prender a atmosfera e dela receber proteção. Os resquícios da colisão que ficaram girando no ar começaram a se aglutinar, formando um novo corpo planetário, a Lua. Geralmente, as "luas" dos planetas são pequenas e distantes, mas a do nosso é grande e relativamente próxima o suficiente para puxar da Terra certos elementos, fazendo uma diferença crucial para o desenvolvimento desta. "Enquanto a Lua orbita a Terra, sua gravidade puxa a água e os oceanos em sua direção. O movimento constante das marés que ela cria forneceu um campo de experimentos evolucionários para as primeiras criaturas da Terra. Mas as marés não são a principal contribuição para a vida na Terra. Mais importante, devemos agradecer à Lua pelo clima estável da Terra e suas estações regulares. O puxão gravitacional da Lua previne a Terra de oscilar no espaço, o que causaria caos climático. Sem a Lua, a temperatura da Terra mudaria regularmente, de quente o suficiente para cozinhar, para bem baixo do congelamento. Tais reviravoltas climáticas fariam o planeta inabitável" Iain Stwart.










Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer