sexta-feira, 30 de março de 2012

- Beleza Adormecida


Beleza Adormecida, da estreante diretora australiana Julia Leigh, definitivamente não é um filmeconvencional. É uma história recheada de drama, um certo suspense e incógnitas que não são reveladas explicitamente. O ponto de vista de cada pessoa é que determina o motivo de muitas das ações e reações contidas no enredo. Apesar do título aparentemente doce e que poderia pertencer a um conto de fadas, esta obra não chega nem perto do clássico A Bela Adormecida, da Disney, pois Beleza Adormecida está longe de ser um mundo repleto de fantasias inocentes.

Jovem atriz Emily Browning surpreende pela atuação no filme Sleeping Beauty


É perceptível que o objetivo da diretora neste longa é criar uma áurea de incômodo, com total atenção e foco na personagem principal, Lucy (Emily Browning,  de Sucker Punch). Lucy é uma garota jovem e dona de uma beleza angelical. É independente, mora sozinha em um uma pensão e paga aluguel. Além disso, ela também estuda e é cobaia de um aparente cientista. Fuma, usa algumas drogas e tem apenas um amigo, a quem visita de vez em quando. Uma onda de mistério parece envolvê-la a cada cena.

Para manter-se financeiramente, trabalha em um escritório e em uma lanchonete. A princípio, nada de mais, nenhuma história surpreendente, mas a vida de Lucy muda completamente quando ela entra em contato com uma cafetina de luxo, Clara (Rachael Blake), e a partir daí se submete às mais sórdidas experiências em troca de ganhar algum dinheiro.

A moça aceita trabalhar como garçonete em jantares luxuosos para homens mais velhos e muito ricos, trajando apenas lingerie; mas o ápice de sua atuação é quando Lucy – ou Sara, seu codinome –, torna-se um objeto sexual para velhotes. São cenas impactantes, até mesmo chocantes. A regra é simples: a garota toma um chá, adormece, e o seu ‘cliente’ entra no quarto e a acaricia, ou faz qualquer outra coisa que quiser, exceto conceber o ato de uma relação sexual.

Apesar da nudez ser explícita, não chega a ser despudorada; é apenas um corpo, um corpo sendo usado como um utensílio, uma forma de emanar prazer. Emily Browning é uma atriz muito jovem, e prova neste filme que, apesar do rosto doce e ingênuo, pode atuar com a maturidade de uma mulher. Vendo-a, pode-se imaginar que ela poderia ter saído do livro Mulheres, de Charles Bukowski.

Roteiro de Julia Leigh é bem construído, mas falta de trilha sonora em Beleza Adormecida é um ponto fraco


Ao assistir a um longa-metragem dramático, um elemento que se pode esperar com avidez é uma trilha sonora, mesmo que por alguns momentos, em determinadas cenas. Entretanto, isso não acontece emBeleza Adormecida. Não há sequer um background, nem mesmo ruídos, é literalmente um filme silencioso, de poucas palavras e mais expressões. 

Além desse pormenor, os frames do término de cada cena são finalizados sempre com uma tela negra, com um fade out, o que passa uma sensação melancólica. É um ponto positivo, exceto pelo fato de que há situações que não são cabíveis nem mesmo de aparecerem, por serem desnecessárias. Por outro lado, há cenas reflexivas e que cada espectador provavelmente terá um ponto de vista próprio.

Mesmo com características aparentemente simples, como prostituição, drogas e instinto de sobrevivência, essa produção não é e nem tenta fazer o estilo ‘agradar a todos’. É muito original, e em matériade de ter explorado toda essa fantasia obscena, foi muito feliz e merece ser analisado sob olhares atentos às particularidades. Não é um filme feito para assistir em família, isso seria extremamente constrangedor, mas vale a pena mergulhar nesse fascinante mundo de promiscuidade, certa ganância e alter egos de Lucy. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...