terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que falta hoje é um ” Sócrates negro”!

Por

Benjamin Back/Lance


 Racismo é algo que merece tolerância zero! Não há perdão e muito menos um pedido de desculpa, afinal, nenhum ser humano pode ser discriminado seja pela sua cor, religião ou opção sexual. É muita hipocrisia, por exemplo, aceitar um pedido de desculpas de quem chama um negro de macaco ou qualquer outro insulto, já que esse tipo de coisa, realmente dever ser o que a pessoa pensa. Sim, é  muito triste ver que depois de tantas tragédias que a humanidade já presenciou, em pleno século 21 continuamos com os mesmos problemas.


É claro que o racismo e o preconceito não estão apenas no futebol, esse é um prolema que assola a sociedade num modo geral e infelizmente se faz presente no mundo inteiro, no entanto, é justamente no esporte mais popular do planeta, que esse tipo de coisa dá uma repercussão muito grande.


Sendo assim, faço uma simples pergunta: Onde estão os jogadores negros que não se manifestam, que não tomam nenhuma atitude e que não fazem absolutamente nada a respeito? Quem sente o preconceito na pele tem a obrigação de protestar e lutar contra! Não que os outros também não devam, porém, as vítimas precisam levantar a bandeira!


Infelizmente, a grande maioria dos jogadores de futebol não sabe aproveitar o espaço que tem na mídia, a influência que exercem sobre as crianças e o poder de conseguir passar uma mensagem para milhões de pessoas com apenas um gesto ou uma frase!


Paulo César Caju nos anos 70, quando o Brasil vivia o auge da ditadura militar, fez questão de ostentar seu cabelo black power, lutou contra o preconceito racial, ouvia Marvin Gaye,  Bob Marley na sua visita ao Brasil  exigiu que queria conhecê-lo pessoalmente, enfim, Caju provou que ser uma pessoa culta, de bom gosto musical, que se relacionava com pessoas influentes do meio artístico e da alta sociedade, não era um privilégio apenas dos brancos.


Polêmico? De jeito algum. Prefiro chamá-lo de consciente, politizado e principalmente de um cara com atitude, ou melhor, muita atitude!


Hoje, faltam jogadores como ele ou o inesquecível Dr. Sócrates, que sabia como ninguém usar da forma mais inteligente possível o espaço que tinha na mídia. Magrão não ficava apenas nas mensagens estampadas nas camisetas ou nas faixas que usava na cabeça, o Doutor subiu em palanque, discursou e sempre colocou a cara para bater. E uma prova da sua inteligência, é que numa de suas últimas internações, ao sair do hospital e ver uma infinidade de câmeras e microfones ao seu redor, Sócrates mesmo debilitado sorriu e disse: Quero eleições diretas para presidente da CBF!  Precisa falar mais?


Infelizmente ninguém está mais nem aí. A preocupação dos jogadores hoje é o visual, o corte de cabelo, a camiseta Armani, a toquinha Dolce Gabanna , os fones de ouvido e nas entrevistas só ouvimos coisas óbvias e fúteis.


Entrar segurando uma faixa em campo ou uma camiseta com os dizeres:  ”Diga não ao racismo”, é muito pouco, ou melhor, não é nada. É preciso agir, reagir, brigar e saber usar de forma inteligente e principalmente consciente, o precioso espaço que eles possuem na mídia, pois, a omissão é uma forma covarde de enfrentar os problemas.


 E não basta ouvir o som do Tupac e achar que isso é o suficiente, até porque o maior cantor de rap de todos os tempos era extremamente politizado e em muitas de suas músicas falava justamente sobre as dificuldades que ele teve na vida, além do mais, sua mãe foi militante do partido chamado Black Panters, criado no final da década de 60 na Califórnia, com o intuito de lutar contra o preconceito e a brutalidade que a polícia americana tinha com os negros.


Bem, o racismo está aí as claras. O preconceito, por vezes camuflado, em outras nem tanto, é algo cada vez mais frequente, porém,  já está mais do que na hora, não apenas os jogadores negros, mas principalmente eles, levantarem a bandeira e deixarem de ser omissos, afinal, qual o medo de se expor? Pois, quando sou chamado de judeu filho da puta entre outras coisas, não costumo deixar barato…


TWITTER: @Benja97

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...