quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Um Corinthiano a caminho de Londres...



Há poucos meses dos Jogos Olímpicos de Londres, que começam oficialmente no dia 27 julho, a expectativa de atletas e amantes do esporte cresce cada vez mais. É fato que a maioria das pessoas volta suas atenções apenas às vésperas dos jogos, entretanto, os competidores estão em contagem regressiva há muito tempo. 


Pensando justamente nos chamados atletas de alto nível, o portal AreaH conversou com Thiago Pereira, um dos principais nomes da natação brasileira, que mesmo treinando no México, arrumou um tempinho para contar mais sobre sua rotina.  


Vai, Thiago! 

Maior campeão brasileiro em jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira trouxe nada mais que seis medalhas de ouro dos jogos de Guadalajara, que aconteceram ano passado. Aos 26 anos, o nadador ganhou destaque por sua atuação nos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, na ocasião Thiago trouxe duas medalhas para casa, uma de bronze e outra de prata. Para obter resultados como estes, o atleta teve que treinar duro, tanto que em 2005 mudou-se para os Estados Unidos, decisão tomada por quase todos os nadadores, que vão para os EUA em busca de melhorar ainda mais seu nível.

Sobre a carga de treinos, Thiago afirma que ela é definida de acordo com a dificuldade da competição. "Os treinos são realizados de segunda a sábado. Faço musculação três vezes por semana e 10 sessões na água por semana. A preparação fica mais intensa com a proximidade da competição e, claro, de acordo com a importância da mesma para o calendário," explica. 


O auge de sua carreira até agora foi entre o Pan da República Dominicana e os Jogos Olímpicos da China, em 2008. No Rio de Janeiro, por exemplo, Thiago levou seis medalhas de ouro e em Pequim ficou perto de um bronze, mas acabou conquistando o quarto lugar nos 200m medley. Ainda sobre o ritmo dos treinamentos, Thiago Pereira reconhece que precisa dedicar boa parte do seu tempo para manter a forma e melhorar os resultados. 

"No geral são cerca de seis horas e os treinos divididos em dois períodos, três horas pela manhã e três horas de tarde. Essa divisão pode variar caso a competição esteja mais próxima, ou o técnico decida fazer uma sessão mais pesada de manhã e outra mais leve à tarde, e ainda, como mencionado, tem musculação três vezes por semana para conciliar," diz. 

Depois destas respostas é possível ter uma ideia do esforço que um atleta de alto nível faz para se manter no topo. A exigência varia de acordo com a ambição do profissional e muitas vezes se faz necessário abrir mão de alguns prazeres da vida para não comprometer o processo. Em todo o caso, Thiago afirma que com equilíbrio tudo dá certo no fim. 

"É difícil conciliar, mas não é impossível. O esporte é um meio diferenciado, para seguir nesse caminho é preciso muita força de vontade e perseverança para não desistir. Já estou acostumado com a rotina, mas sempre procuro conciliar da melhor forma possível." 

Thiago Pereira garante que ainda arruma tempo para se divertir com os amigos em festas, mas tudo com muito controle. "Desde que não se cometa excessos e isso não atrapalhe os compromissos no dia seguinte, tudo é possível," garante o atleta.



Londres 2012

Falando em Olímpiadas e como foi dito, a preparação de um competidor começa muito antes da festa de abertura. Samuel Rufino, Coordenador Técnico da ABFC - Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas e que já competiu profissionalmente no remo e canoagem, afirma que é preciso criar um cronograma especial para competições como os Jogos Olímpicos. 

"O processo de preparação é estratégico, pois os atletas treinaram e competiram em provas de alto nível no ano anterior e, poucos meses antes desses grandes eventos, conhecem muitos de seus adversários em relação a resultados e características de competição. Em geral, a preparação para eventos como os Jogos Olímpicos ou Copa do Mundo, iniciam dois ou três anos antes, com a seleção dos melhores," explica.  

Samuel Rufino não vê nenhum problema nos atletas que ingerem bebidas alcoólicas ou são vistos em festas com os amigos, ele garante que isso pode servir até de incentivo para o profissional. Porém, como o próprio Thiago declarou, é preciso que exista o mínimo de bom senso. "Junto com a palavra sacrifício na vida do atleta, segue também a palavra disciplina. É consenso entre os mais experientes preparadores físicos e treinadores que incentivar o convívio com a família e amigos é a melhor alternativa nos dias de descanso, que são poucos." 

Samuel ainda diz que o atleta precisa ser responsável. "Ele (atleta) sabe que uma noite na boate, ou que o excesso no consumo de bebida alcoólica pode alterar significativamente seu rendimento no treino do dia seguinte e comprometer seu resultado para competições futuras." 


Para que tudo corra bem, é preciso também seguir uma dieta balanceada e acompanhada por um profissional. A professora de educação física Mannuela Bandeira diz que o cronograma muda de acordo com a modalidade. 

"A dieta deve ser feita e acompanhada por um profissional da área, que vai estudar a necessidade de cada atleta de cada modalidade, o gasto calórico do treinamento e a necessidade ou não de cortar ou acrescentar alguma alimentação na dieta de cada um. No caso da natação, aconselhamos aos atletas não consumir lactose antes de um treino, e incluir, minerais, proteínas e carboidratos," finaliza.  

Depois de tudo isso, o que resta agora é torcer pelo sucesso de Thiago Pereira e de todos os atletas que treinaram duro para os jogos de Londres. 




imagens hommer/net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...