Um dos pioneiros em descobrir o poder da música e a renda que ela pode oferecer foi o diretor da NEMS que nos anos sessenta descobriu aquilo que foi a primeira boyband de todos os tempos: The Beatles. Brian Epstein conseguiu captar a magia naqueles quatro garotos scousers e transformar aquilo em lucro, além de outros que perceberam o poder da beatlemania e começaram a fazer produtos voltados para os garotos para faturarem com aquilo que era boa música.
A transformação da música em algo ruim e sem nexo não ocorreu de uma hora para outra, ainda nos anos setenta podiamos nos deparar com diversas bandas boas, apesar de um lado termos os coloridos do Twisted Sister podiamos também ouvir Sex Pistols e Janis Joplin que lutavam contra a ideologia dos E.U.A na época. As pessoas da década de setenta não queriam apenas rostos bonitos, já haviam visto a mágia dos Beatles, e pediam por grupos que tivessem alguma ideologia por trás de suas canções, eles boicotavam as bandas mediocres que grandes gravadoras tentavam meter por goela a baixo. Dessa maneira sobreviviam algumas poucas bandas ruins que faziam a alegria de algumas das crianças, mas em maioria as bandas que chamavam a atenção dos jovens eram aquelas que faziam eles pensarem e armavão revoluções contra o governo.
Com o tempo as pessoas foram cada vez mais deixando de lado aquele cru Rock que uniu brancos e negros em uma única sinfonia, e fez milhões de jovens irem para as ruas protestarem, por rostinhos bonitos que a cada dia faziam menos letras brilhantes e trocavam os protestos de I Am the Warlus por músicas de amor do Bee Gees. Nos anos noventa surgiu uma das últimas bandas que fez algo inovador o Nirvana, nesse mesmo contexto tivemos as Spice Girls que vendiam bem aquelas músicas festeiras que fizeram sucesso nos anos oitenta, além da grande Boy Band; Back Street Boys que foi uma das primeiras Boys Bands que usaram apenas o apelo sexual e muito auto-tune. Nessa década vemos como a música foi comprada e trocada por garotas irritantes que ficam gritando por garotos bonitinhos que compram letras de compositores e fingem que cantam.
Uma das maiores provas de toda essa ganância que hoje envolve o comércio milionário da música é o Rock in Rio, que deixou de lado as raízes do Rock e vendeu os lugares na platéia para pessoas da moda que curtem Katy Perry e Ke$ha (nada contra quem curte esse tipo de música, mas isso não é Rock) excluindo astros verdadeiros como os rapazes do Aerosmith que tocam aquilo que esse espetáculo deveria ter. O Rock in Rio deveria ser chamado de Music Rio Festival, assim poderiam ter um repertório mais abrangente sem queimar o nome do Rock com Ivete Sangalo e Pitty. As pessoas esquecem que esse festival é para celebrar um ritmo musical tão aclamado como é o Rock, e colocam em primeiro plano o faturamento colocando cantores de diversos gêneros para atrair compradores de diversos gostos, assim conseguindo o dinheiro de diversas pessoas e colocando qualquer merda num palco em que Freddie Mercury subiu.
Hoje raramente vemos astros completos como Little Richard, que sabia cantar e dançar unindo diversas etnias, temos Adele que é uma ótima cantora, mas não têm presença de palco, ou Amy Winehouse que era brilhante, mas foi ofuscada pelo vicío. Falta talentos de verdade, e com a ganancia dominando os negócios raramente encontraremos isso. Grandes bandas são deixadas de lado pelas gravadoras pois não têm o timbre do Show Bunisses que eles mesmos criaram. Arctic Monkeys pode não ser um Chuck Berry mais com certeza é muito superior a Banda Cine, mas já que os coloridos rendem para que tirarem eles dos holofotes.
A música hoje me envergonha, pois deixam músicos que chegam perto da genialidade de Bach de lado, por que rapazes na puberdade de roupas fluorescentes rendem mais. Vamos boicotar festivais regidos pelo dinheiro como o Rock in Rio deixando de comprar os ingressos, para ver se eles tomam vergonha na cara e coloquem músicas decentes nesses palcos mundo a fora. Ninguém merece Justin Bieber cantando no mesmo lugar que Paul McCartney e passando ao vivo na televisão, enquanto o AC/DC vêm para o Brasil e ganha uma matéria minuscula no jornal da tarde. Vamos mudar a música tirando o espaço desses que só pensam em lucrar como os bonitinhos da MTv, que colocam qualquer merda bonita com auto-tune para as pessoas ouvirem e encherem as contas bancárias de empresários que mal se movem para ficarem milionários. O poder de mudar o tão terrivel cenário musical está nas suas mãos e no fato de você não engolir tudo aquilo que a midia impõe.
hommer

















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer