domingo, 11 de dezembro de 2011

Meu colega Sócrates, pelo Dr Osmar de oliveira..


MEU COLEGA SÓCRATES

Esperei um pouquinho para escrever sobre Sócrates. Por isso vou contar coisas que não li.
Sócrates estava concluindo a medicina em Ribeirão Preto e jogando pelo Botafogo. Veio um jogo contra o Corinthians no Pacaembu, mas ele não conseguiu adiar a prova que faria naquela 4ª feira. Só teve um jeito : táxi, que parou junto ao portão principal. Era desconhecido ainda como jogador. Nem tentou ingressar mesmo porque o acesso dos atletas era pelo portão do tobogã. Calmo ( como sempre) e prático, comprou ingresso, passou pela catraca e foi para o alambrado. O policial mais próximo não acreditou na sua conversa, veio um superior e foi feito o acordo. Sócrates pulou o alambrado e atravessou o gramado com aquela sua corridinha marota, como um cavalo de sangue caipira fazendo o cânter de apresentação antes de um grande prêmio.  Soberbo . Confiante. Quando chegou ao túnel, o time do Botafogo já estava pronto. Deu tempo. Trocou de roupa, jogou e arrebentou ! Vicente Matheus, que assistiu tudo, decidiu-se. “Vou trazer essse magrão para o Corinthians e custe o que custar” . Não sei quanto custou , mas compensou.
No futebol do final dos anos 80, meia era meia, armador era armador e centroavante era centroavante. Mas Sócrates enxergava tudo diferente disso. Ele reinventou um jeito bonito de se jogar bola. Ia sem pressa para todos os pedaços do campo, não dava pontapés, não simulava faltas e de repente estava na frente do goleiro. Ali não se apavorava e fazia gols como se estivesse brincando no quintal da sua casa. Lembra de Brasil x Itália em 82 ? Aqui no Pacaembu, cansou de fazer isso. Há um gol desse tipo, antológico contra o Taubaté.
A anatomia humana preparou o bote para Sócrates. Pela sua altura um pouco acima de 1,90m, era imaginável que calçasse 43-44. Mas que nada. A chuteira 40 era seu número. Ou seja, era uma vareta com pouca base de sustentação. Então, para não ter desequilíbrio ao girar o corpo, passou a passar e chutar de calcanhar e foi o melhor de todos que eu vi nesse quesito. Fantástico.
Quando eu trabalhava no Controle Antidoping, conheci melhor o Sócrates. Nenhum jogador gosta de ser sorteado. Sócrates transformava o sorteio do seu nome num piquenique com cerveja. Chagava e jáa ia avisando. Fiz xixi no vestiário agora mesmo e portanto só vou ter vontade de novo daqui umas 4 horas.  Ia abrindo as cervejas com um ritual de risadas e de contar causos, como só ele contava. Ri muito. Aprendi muito com ele.
Não há na história do futebol nenhum movimento político tão inovador e tão responsável como o da Democracia Corintiana em que o socialista Sócrates foi o autor e personagem ao mesmo tempo. Não por acaso, Zé Maria, Wladimir e Biro-Biro lançaram-se na política após a carreira, porque aprenderam com o Magrão da Democracia.
     
Poucos sabem como ele ganhou uma hérnia de disco que tanto o incomodou.. Vou tentar reproduzir aqui, a história que ele mesmo me contou.
“Quando fui contratado pela Fiorentina, estava bem, com um preparo físico razoável. Assim que cheguei, botei terno e gravata, para fazer um pouco do tipo que os italianos gostam. Me virei com aquele terno embora todo mundo saiba que não gosto de me vestir asssim.  Desse jeito, jantei com alguns diretores num belo restaurante em Firenze.  Tomamos um vinho especial. Dormi pouco e fui para o primeiro treino. Eu achava que deveria descansar pelo menos uns 2 dias, mas  o presidente achava que eu deveria treinar logo, para a imprensa saber que eu estava a fim mesmo. Miseravelmente, o treino programado para aquela manhã era uma subida de um morro íngreme em que só se conseguia chegar lá em cima agarrando-se em arbustos e tomando impulsos. Um treino sem sentido, mas lá estava eu. E foi justamente num desses impuslsos que senti uma fisgada na região lombar”
Ai começou a primeira vivência do Magrão com dores persistentes. Vivia usando analgésicos e antinflamatórios para poder jogar. Fez o que pode. Tempos depois foi operado por um neurocirurgião no Rio de Janeiro e logo estava no Flamengo. O resultado da cirurgia foi tão bom, que em pouco tempo, Sócrates não sentia mais nada.
Encerrada a carreira, meu convívio com Sócrates limitou-se a uns 4 ou 5 eventos como palestrantes. Tinhamos uma respeito mútuo e falávamos de futebol e medicina. Sempre que o papo permitia, Sócrates incursionava pela política socialista. Eu prestava muita atenção no que ele dizia. Aprendi muito. Fora isso, sempre que podia, assistia seus btrabalhos na TV falando de futebol. Como poucos ele misturava em doses exatas a técnica,  a tática e principalmente o conjunto do time.
Cresce muito na arte médica uma tal de Medicina Baseada em Evidências. E há bons representantes aqui no Brasil. Um dia, convidaram eu e Sócrates para um papo numa pizzaria aqui na Vila Mariana. Mais falamos do que comemos ou bebemos. Sócrates bebia cerveja como se tivesse bebendo o mais caro e requintado dos licores.
Lutou contra a morte sem desesperos. Foi calmo e gentil em todas as consultas e procedimentos médicos.
Não sei se procede essa frase que tanto falam : ” Quero morrer num domingo e com o Corinthians Campeão”. Mas foi justamente isso que aconteceu. Sócrates se foi e deixou muita coisa, principalmente saudade. É possível que lá em cima se jogue futebol e que também tenha uma seleção. Se for verdade, algum meia desse time foi para a reserva a partir deste 4 de dezembro de 2011.
por dr osmar corinthiano de oliveira
hommer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...