Crédito : Reuters/ Issi Kato
Ao final do jogo em que o Barcelona goleou o Santos por 4 a 0, levando o título de campeão mundial dos clubes, a grande esperança brasileira, Neymar- que pouco pegou na bola e perdeu um gol cara a cara com o goleiro-deixou de lado o jeito sempre extrovertido de ser e.
Reconheceu, com muita seriedade: “Hoje, aprendemos como se joga futebol”.
Nada mais justo. Na verdade, o Santos levou um baile do Barcelona. E do começo ao fim do jogo. Ficou mais para aquilo que se diz na gíria do futebol. “um verdadeiro vareio da bola”.
O Barça, mais uma vez, foi impressionante! Dono de um toque de bola fantástico, sempre em direção ao gol, com movimentação intensa de seus jogadores, tendo ainda, de quebra, o melhor jogador do mundo: Messi, é claro, autor de dois belos gols e da assistência, com imprevisível toque de calcanhar, para o centro de Daniel Alves e o gol de Fábregas. Xavi, mais um destaque da partida fez o outro gol.
Convém também não se esquecer de Iniesta, jogador de raras virtudes, capaz de driblar, marcar, infiltrar-se como atacante. Capaz de tudo. Imarcável.
Foi tão superior o Barcelona que o placar de 4 a 0 saiu barato para o Santos. Teria sido muito mais amplo não fossem as defesas do jovem goleiro Rafael (melhor jogador do Santos) e as bolas nas traves santistas. Livrou-se o Santos de goleada ainda maior, histórica até.
Tivemos culpados nesse desastre? Creio que não. O técnico Muricy Ramalho fez o que pode, escalando três zagueiros (Durval, Edu Dracena e Bruno Rodrigo), na tentativa de conter o poderoso inimigo e tentar a sorte nos contra-ataques. No segundo tempo, como o jogo já estava perdido mesmo, adiantou a marcação, tentou fazer com o que o time jogasse mais e causou impressão menos humilhante.
Só que não havia o que fazer. O Barcelona é infinitamente superior. Só restava aceitar o aprendizado- como disse Neymar- e bater palmas.
Ficou a lição, como segusetão: que tal nossos técnicos conseguirem um estágio na escolinha de Guardiola para verem como é que se faz no futebol moderno?










