A vida por um fio. Essa expressão quase sempre se encaixou perfeitamente em Ayrton Senna. Mas no episódio de contamos a seguir, ela ficaria mais literal se fosse por uma fita.
Não é de hoje que as equipes tentam burlar regulamentos para dar o pulo do gato. Foi o que a equipe de Dick Bennetts fez na última e derradeira prova da Fórmula 3 Inglesa de 1983.
A questão seria como remover essa fita do radiador. Ele não podia parar o carro para retirar, então começou a pensar em uma maneira de fazer isso em movimento, puxando a fita com o braço pelo lado de fora.
O brasileiro sacou a pole no treino classificatório e largou na frente. Na volta dois, a temperatura do motor já chegava ao ideal, permitindo um regime de giros mais rígido e elevado. Mas a fita precisaria ser removida o quanto antes para evitar o superaquecimento do motor.
A tarefa, a priori, não parecia tão difícil, mas quando Senna pôs sua mão para retirá-la se apavorou. O pedaço de fita que ele tinha deixado para fora colou na carenagem de seu Ralt, e seu braço não a alcançava.
Senna se esticava, mas nada. A única opção que ele teria era de abrir o cinto, se projetar para fora do carro e tentar achar a fita. Tudo isso com a prova em andamento!
Martin Brundle brigava com unhas e dentes contra Davy Jones pela segunda posição, ou seja, Ayrton não poderia dar mole. A única chance de tempo hábil para fazer isso seria a reta do circuito. Teria que dar, pois era tudo ou nada para Ayrton. Tudo poderia ir por água abaixo com aquela fita.
Vai ter que ser na reta, antes da chicane, e tem que dar certo, se não é o fim da corrida, do campeonato, do sonho de chegar à Fórmula 1, de tudo.
Assim que Senna entrou na reta, bateu no cinto, e se pendurou para fora do carro. Com as pontas dos dedos foi descolando a fita até que conseguisse puxar tudo. E assim o fez. Mas o fez na tábua da beirada e depois do Deus me livre. Chegou a pensar que não daria tempo de frear.
Quando vi, já tinha chegado a curva. De repente, não era mais parte do carro. Fiquei completamente solto.
Felizmente Senna conseguiu fazer a chicane e se concentrou no restante da prova. Liderando de ponta a ponta, venceu e foi campeão da Fórmula 3 Inglesa de 1983. E durante a premiação de pódio, a confirmação de uma notícia esperada: a McLaren Tag Porsche convidava-o (juntamente com Martin Brundle e Stefan Bellof) para testar o carro da equipe na Fórmula 1.
Essa é uma das histórias mais controversas envolvendo o nome de Ayrton. Revirando minhas revistas antigas encontrei a inglesa Autosport que relata o fato. Não que ela nunca errou, mas sua história de notoriedade e isenção no esporte corroboram.













Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo amigo corinthiano.
O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.
O que não se deve fazer ao usar o Blog ?
■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?
■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.
Assim sendo...
Saudações corinthianas e obrigado
Timão eo!!
Hommer