domingo, 11 de setembro de 2011

Brasil abandona cestinhas e adota jogo coletivo para voltar às Olimpíadas




O Brasil que disputará as Olimpíadas de Londres-2012 mudou completamente sua maneira de atuar após 16 anos longe dos Jogos. Para encerrar o longo jejum, o time nacional deixou para trás o basquete estruturado sobre os grandes cestinhas e adotou um estilo de jogo voltado para a coletividade, transformando-se em uma equipe mais sólida ofensivamente e com uma marcação muito mais eficiente.

Nas três edições anteriores da Copa América, o Brasil teve um jogador entre os dois principais pontuadores da competição, com média superior a 20 pontos. Na edição que valeu como Pré-Olímpico em 2007, em Las Vegas, Leandrinho superou até mesmo os astros da seleção norte-americana e terminou no topo do ranking com 21,8 pontos por jogo.

Se os cestinhas não tiveram êxito em colocar o país nas Olimpíadas, o feito foi obtido por um grupo que atua muito mais coletivamente. Neste Pré-Olímpico, o Brasil não conta com nenhum atleta entre os 10 principais pontuadores do torneio. Quem mais anotou foi o armador Marcelinho Huertas, com 12,1 pontos por partida.

Mas a ausência de um cestinha não significou uma produção ofensiva menos efetiva. Pelo contrário. Os comandados de Rubén Magnano detêm o terceiro melhor ataque do Pré-Olímpico das Américas, com média de 84,6 pontos e aparece em segundo nas estatísticas de assistências com 17,7 por jogo.
Outra mudança radical, fruto do bom trabalho coletivo, ocorreu na defesa. Pouco valorizada até então, a marcação passou a ser prioridade com a chegada de Rubén Magnano à seleção e se tornou a grande marca da equipe que obteve a vaga olímpica. Se em 2007 o Brasil sofreu a espantosa média de 88,1 pontos por jogo, no Pré-Olímpico de Mar del Plata apresenta a segunda melhor defesa do torneio com apenas 72,4 pontos sofridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...