terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os melhores e os piores do Brasil nas Olimpíadas de 2012


O Brasil conquistou 17 medalhas nas Olimpíadas de Londres, sendo 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze, o que representa um recorde para o nosso país. Porém, mesmo valorizando a marca alcançada, nós, brasileiros, esperávamos muito mais. Veja quem decepcionou, quem emocionou e várias outras categorias.
- Maior Superação
Vôlei Feminino
Mesmo sendo as atuais campeãs, as meninas de Zé Roberto Guimarãeschegaram completamente desacreditadas para as Olimpíadas. Nos primeiros jogos, péssimas atuações e resultados.
Na última rodada da primeira fase o Brasil precisava vencer e torcer para outros resultados para poder se classificar.
Graças aos EUA e à vitória sobre a Sérvia, o Brasil conseguiu se classificar com a 4ª vaga do Grupo B, o que significava que enfrentaria a primeira colocada do Grupo A, a Rússia.
Em um jogo que ficará na história das Olimpíadas, as meninas buscaram forças no Tie Break, salvaram 6 Match Points e com uma atuação incrível de Scheilla – que vinha mal nos jogos olímpicos – conseguiram a classificação inacreditável para a semifinal.
Na semifinal, uma vitória tranquila contra o Japão e uma comemoração como se fosse o título. As meninas sabiam que vencer os EUA na final era uma tarefa quase impossível.
Mas o impossível não existe no vocabulário da Seleção Feminina de Vôlei. Mesmo após tomar um baile no primeiro set, perdendo de 25 a 10, Fabi, Scheilla, Jaqueline e cia. conseguiram se acalmar e fizeram 3 a 1. Heróico. Épico. Vitória que representa o espírito olímpico e de superação.

- Atleta mais decepcionante
Fabiana Murer
Fabiana Murer chegou como uma das principais esperanças de medalha do Brasil em Londres. Assim como Cielo e Leandro Guilheiro, ela também não conquistou o topo do pódio mesmo sendo favorita na sua prova. Porém, o caso dela teve um agravante responsável para ganhar este nosso troféu: Murer é a atual campeã mundial e não passou nem da fase eliminatória. Mesmo já tendo saltado 4,85 m durante o ciclo olímpico, em Londres não conseguiu superar a marca de 4,55 m e ainda colocou a culpa no vento.

- Melhor jogo
Brasil X Russia – quartas de final Vôlei Feminino
Quem assistiu esse jogo e não se emocionou não tem coração. A seleção brasileira chegou completamente desacreditada, classificando-se apenas na 4ª posição do Grupo B, enquanto a Russia estava imbatível com 5 vitórias em 5 jogos.
A Rússia começou ganhando o 1ºset, o Brasil empatou, tornou a perder o 3º, mas venceu o 4º e levou a decisão para o Tie Break.
No 5º e decisivo set, Scheilla chamou a responsabilidade e resolveu o jogo. A Rússia conseguiu abrir 13 a 10, teve 6 Match Points, mas foi superada pela seleção brasileira, que mostrou muita garra, tranquilidade e segurança para vencer esse jogo histórico.
- Troféu vexame anunciado
Basquete Feminio
Todo mundo esperava uma péssima atuação do basquete feminino em Londres. Todo mundo mesmo, até os próprios dirigentes, que assumiram que não estavam esperando nada positivo para os jogos olímpicos deste ano. Segundo Hortência, diretora da seleção, as meninas estão sendo preparadas para 2016.
Ok, Hortência, tudo bem. Mas não soa estranho os responsáveis por essa seleção falar isso antes mesmo das Olimpíadas começarem? Que motivação para as jogadoras hein?!?!
A seleção brasileira de basquete feminino perdeu 4 dos 5 jogos feitos e foi eliminada ainda na primeira fase.
Antes das Olimpíadas começarem, a nossa principal atleta, Iziane, fora cortada por levar um namorado à concentração, desfalcando a seleção em Londres, pois não poderia convocar ninguém para o lugar dela.
Iziane é uma bomba relógio que todo mundo sabia que poderia estourar a qualquer momento. Ninguém no Brasil tem mais paciência com ela, então, para quê convoca-la?
O vexame poderia não ter sido tão feio.
- Honra ao mérito
Handebol feminino
A seleção de Handebol feminino já ameaçava surpreender antes mesmo das Olimpíadas começarem, pois havia ficado com a 5ª colocação no Mundial do ano passado, contava com um time experiente e a melhor goleira desse mesmo mundial.
Na fase de grupos uma campanha quase impecável com 4 vitórias e 1 derrota, garantindo a primeira colocação do grupo. Mas, como um presente de grego, teria que enfrentar a atual campeã mundial e (agora) bicampeã olímpica, Noruega.
Nas quartas de final, contra a Noruega, a seleção brasileira até que começou bem, abriu 6 pontos de vantagem, mas cedeu a virada para a seleção norueguesa, que acabou conquistando a medalha de ouro.
Entretanto, a campanha dessa seleção guerreira, de um esporte com pouca divulgação no Brasil, merece ser destacada e valorizada. Parabéns a todas.
- Maior Vergonha
Seleção de Futebol Masculino
Praticamente todas as medalhas conquistadas nas Olimpíadas devem ser valorizadas ao máximo em nosso país. Porém, a medalha de prata no futebol não.
A prata no futebol tem que ser repudiada.
O futebol é o nosso principal esporte e é inadmissível não termos uma medalha dourada nessa modalidade. Já disse isso várias vezes: um país não pode se considerar tão superior em uma modalidade esportiva sendo que NUNCA foi campeão olímpico nela.
E nas Olimpíadas de Londres o fracasso da seleção de Mano Menezes ainda teve um agravante: praticamente não havia nenhum rival decente. Mesmo assim, o treinador de Série B conseguiu a façanha de fazer uma péssima campanha na fase decisiva, passar sufoco contra Honduras, ganhar roubado da Coreia do Sul e perder para México.
Enfim, uma vergonha. Se quiser aprofundar no que eu penso sobre isso,clique aqui.
- Surpresa mais positiva
Boxe
Em toda a história do boxe olímpico, o Brasil havia conquistado apenas uma medalha, com Servílio de Oliveira, nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968.
44 anos depois, o Boxe brasileiro conquistou em uma Olimpíada o triplo do que havia conquistado em toda a história.
Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão repetiram o feito de Servílio e conquistaram a medalha de bronze em suas categorias. Esquiva Falcão foi além e garantiu a medalha de prata, sendo que por 1 ponto e por uma decisão questionável da arbitragem não ficou com o ouro.
Sem dúvidas, a maior surpresa dessas Olimpíadas e a mais positiva de todas.
- Maior decadência
Atletismo
O atletismo é o 4º esporte que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos jogos olímpicos, mas há algum tempo está decadente.
Nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, o atletismo conquistou apenas uma medalha, com Maurren Maggi no Salto em Distância. 4 anos depois, em Londres, a situação ficou ainda pior e os brasileiros não conquistaram nenhuma medalhinha. Fabiana Murer e Maurren Maggi, que eram praticamente nossas únicas esperanças reais, nem na final chegaram e o Brasil fez a pior campanha no atletismo desde 1992.
- Troféu Ressurreição
Basquete Masculino
O Basquete Masculino ficou 16 anos sem participar de Olimpíadas, retornando agora, em 2012. Com uma equipe com 4 jogadores da NBA, um craque chamado Marcelinho Huertas e vários outros grandes jogadores, a seleção fez bonito em Londres se classificando em 2º no Grupo B a frente da toda poderosa Espanha. Por um ponto no jogo contra a Rússia, o Brasil não conseguiu a classificação em 1º.
Nas quartas de final enfrentou a seleção da Argentina, com a melhor geração de todos os tempos do país. Mesmo assim, o Brasil jogou de igual para igual e só não venceu pois não soube converter as cestas de 3 pontos e os lances livres.
Mas valeu demais para ratificar a recuperação do esporte que já foi o 2º na preferência nacional.
- Poderia ter sido melhor 
Judô
Soa estranho falar que a modalidade que mais nos deu medalha poderia ter sido melhor, não é mesmo?
Mas é a verdade. Esperava-se mais de alguns judocas brasileiros, principalmente de Leandro GuilheiroTiago Camilo e Mayra Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...