sexta-feira, 16 de março de 2012

A Magia do Stop-(E)motion


stop-motion. Trata-se de um conjunto de imagens estáticas que, ao serem reproduzidas em uma determinada velocidade, geram a ilusão de movimento. Essa técnica é de fundamental importância para a arte da animação e para o cinema em geral. Afinal, essencialmente, um filme é uma sucessão de fotos projetadas em uma determinada velocidade – tradicionalmente, a 24 quadros por segundo.

Dot
O primeiro curta é a menor animação em stop-motion já produzida. Foi feita por meio de um dispositivo de celular que simula um microscópio. É inimaginável o nível de paciência e dificuldade na realização deste trabalho. Além disso, é de se louvar uma estratégia de marketing (esta é a principal intenção do vídeo) que tente se diferenciar dos outros tipos de divulgação tradicional de um produto (no caso, um modelo de celular), oferecendo ao público uma obra de arte muito mais do que uma simples informação.

Bottle
Este é um filme singelo tanto na forma quanto no conteúdo. Não há grandes cenários e nem efeitos mirabolantes, salvo alguns breves momentos onde se usa a técnica de Chroma Key (a famosa tela verde ou azul). Além de simples objetos do cotidiano, os principais elementos do filme vêm da natureza. É um daqueles casos em que a criatividade fala mais alto do que qualquer recurso tecnológico.

Sorry I’m Late
Este último curta lembra muito o primeiro deste post. A grande diferença é que é feita em escala real e com seres humanos atuando. É criativa e bem humorada a maneira que os realizadores lidam com as limitações. Uma vez que determinados elementos são inviáveis de produzir em tamanho real, a equipe técnica revela propositalmente suas mãos segurando alguns objetos em primeiro plano a fim de produzir uma interação com o ator do segundo plano. Ao mesmo tempo em que se gera essa ilusão, há uma divertida quebra da própria ilusão de realidade que se intenciona produzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo amigo corinthiano.

O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Blog exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso.

O que não se deve fazer ao usar o Blog ?

■Qualquer uso com propósitos ilegais.
■Transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país.
■Propagar vírus de computador, programas invasivos (worms) ou outras formas de programas de computador, auto-replicantes ou não, que causem danos permanentes ou temporários nos equipamentos do destinatário.
■Forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria.
■Distribuir mensagens não solicitadas do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não.
■Violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização do Blog do Birner.
O que acontece a quem desobedece a uma dessas normas?

■Pode receber advertências ou, até mesmo, ter o acesso bloqueado ao blog.
■Se as autoridades competentes solicitarem, os dados da pessoa podem vir a ser disponibilizados.

Assim sendo...

Saudações corinthianas e obrigado

Timão eo!!

Hommer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...